Página inicial > Editais > Lançado edital de auxílio aos estudantes de cursos regulares da Unifesspa
Editais Publicados

Lançado edital de auxílio aos estudantes de cursos regulares da Unifesspa

Auxilios Estudantis Regular 2020 banner

Estudantes de cursos regulares da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) poderão fazer sua inscrição na seleção para concessão de 495 auxílios estudantis – permanência, moradia, transporte e creche – no período de 2 a 24 de outubro de 2019, pelo Sistema de Assistência Estudantil (SAE).
No Edital n° 18/2019 publicado hoje (24) pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, os estudantes já podem ter acesso a informações de como se dará o processo de seleção e dos documentos necessários para envio no ato da inscrição, exclusivamente pelo sistema eletrônico.

Auxílios
Ao todo, serão concedidos 495 auxílios estudantis, vigentes de janeiro a dezembro de 2020, para estudantes de cursos presenciais de graduação da Unifesspa, modalidade Extensivo/Regular, que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que não possuam condições de arcar com os custos referentes a alimentação, moradia, material pedagógico, transporte e creche.
As modalidades e quantitativo foram divididos em: 250 auxílios permanência, no valor de R$ 300,00; 50 auxílios transporte, no valor de R$ 130,00; 175 auxílios moradia, no valor de R$ 300,00; e 20 auxílios creche, no valor de R$ 200,00.

Divulgação e Inscrição
Para auxiliar os estudantes no processo de inscrição pelo Sistema de Assistência Estudantil (SAE), a Proex organizou diversas atividades em caráter de divulgação. A primeira ação será 25 de setembro, às 14h, no auditório da Unidade 1, como atividade do II Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis.
“Nessa roda de conversa, poderemos explicar aos estudantes aspectos específicos desse edital, principalmente das alterações relativas à normativas do MEC. E, no dia 27, pela manhã, faremos oficina de uso do SAE simultâneas nas três unidades de Marabá e por vídeo conferência com os institutos fora de sede”, detalhou o chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil da Proex, o assistente social Elino Benício.
Os estudantes selecionados no Edital n° 04/2018 PROEX devem participar tanto da roda de conversa como das demais atividades do fórum, já que é critério para continuidade e renovação de auxílios, de acordo com o edital.

Candidatos
Auxilios Estudantis Regular 2020Os candidatos devem atender aos requisitos apresentados no edital, com base na Política de Assistência e Integração Estudantil da Unifesspa e aos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES – Decreto 7.234/2010), fonte de recursos desta seleção, que é atender prioritariamente estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
O edital também prevê que, no mínimo 50% (cinquenta por cento) do total de auxílios ofertados serão destinados aos candidatos de renovação e assistidos pelo auxílio emergencial. E será permitido que o discente que se encontre em situação de vulnerabilidade socioeconômica acumule até 3 (três) dos auxílios disponibilizados neste Edital. E ainda que o discente bolsista-estagiário (extensão, pesquisa, ensino/monitoria, bolsa estágio remunerado, bolsa administrativa/estágio não obrigatório) acumule apenas um auxílio com outra bolsa ou estágio remunerado. Estudantes indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência devem pleitear auxílios por meios de instrumentos próprios, previstos pela Proex/Unifesspa.
Os estudantes são selecionados a partir da documentação enviada e outros critérios analisados pela equipe de assistentes sociais da PROEX que, individualmente, foram um ranking de pontuação considerando a análise econômica.

Mudanças
Algumas alterações presentes nesse edital vigente vão de encontro às orientações apresentadas no ofício-circular n° 16/2019CGRE/DIPPES/SESU/SESU-MEC, de 22 de agosto de 2019. O assunto é especificamente o PNAES e discussão de inconformidades encontradas pela Controladoria Geral da União (CGU) nas instituições federais de ensino e orientações sobre boas práticas de gestão, controle, otimização e eficiência dos gastos.
A Unifesspa criou diversos mecanismos para otimizar os valores recebidos pelo PNAES, mesmo recurso desde 2016, como período de divulgação, inscrições pelo Sistema de Assistência Estudantil (SAE) e ranking de análise econômica, dentre outras adequações. “A alteração que este ofício trouxe à execução da seleção e uso do PNAEs na Unifesspa deu-se em função da orientação para priorizar estudantes de primeira graduação e os que não são beneficiários do Programa Bolsa Permanência (PBP) ou outro programa instituído pelas instituições de ensino, permitidas até o último edital de seleção”, destacou o assistente social Elino Benício.

Acesse aqui o Edital n° 18/2019

Acesse o Sistema de Assistência Estudantil (SAE)