Página inicial > Editais > Proex abre inscrições para 6 bolsas de extensão até 26 de abril
Editais Publicados

Proex abre inscrições para 6 bolsas de extensão até 26 de abril

Editais 8 9 10 2019 PROEX banner 1080Com o objetivo de ofertar 6 bolsas, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) abre inscrições até 26 de abril para a 3 ações de extensão: 1. Ação de Extensão “Preservação do Acervo Iara Ferraz”; 2. Ação de Extensão Unifesspa Em Canto; e 3. Ação de Extensão Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Extensão sobre a História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará.

As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Diretoria de Ação Intercultural da Proex, no prédio administrativo da Unidade 3 em Marabá, no horário de 8:30h às 11:30h e 14:30h às 17:30h.
As bolsas de extensão têm o valor de R$ 400,00 para dedicação de 20h semanais, conforme plano de trabalho, e são destinadas prioritariamente aos estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, como preconiza o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Cada seleção é regida por um edital e terá etapas de seleção que envolvem análise de documentos, entrevistas e provas práticas. Confira o perfil para cada ação de extensão:

Edital n° 08/2019 PROEX – Ação de Extensão “Preservação do Acervo Iara Ferraz”
Podem participar da seleção, estudantes dos cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Unifesspa. A finalidade é atuar na preservação do acervo documental Iara Ferraz visando tratamento, organização, digitalização e catalogação de documentos por meio de atividades que integram ensino, pesquisa e extensão viabilizados como resultado do Termo de Doação de Acervo celebrado entre a pesquisadora Iara Ferraz e a Unifesspa.

Edital n° 09/2019 PROEX – Ação de Extensão Unifesspa Em Canto
Esta bolsa de extensão tem a finalidade de estimular a integração entre docentes, discentes, técnicos administrativos, funcionários terceirizados, egressos da universidade bem como a comunidade externa em geral, em experiência musical por meio do canto coral. Propondo-se como elemento agregador e de inclusão social no encontro de indivíduos musicais que utilizam o canto como coadjuvante do bem-estar físico, mental, emocional e social. Além de favorecer a criação de espaços formativos de socialização do conhecimento e de experiências na interação com o diverso.
A vaga é destinada a discente de graduação de qualquer curso que tenha domínio de instrumento musical (VIOLÃO e/ou TECLADO) para acompanhamento em ensaios e apresentações do Coral Unifesspa ou outras atividades musicais de inciativa da Pró-Reitoria.

Edital n° 010/2019 PROEX – Ação de Extensão Centro de Referência em Estudos, Pesquisas e Extensão sobre a História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará
O objetivo desta ação é desenvolver ações de preservação do acervo de documentos judiciários do estado do Pará, visando resgatar a história dos processos sociais que interferiram na constituição dos espaços urbanos citadinos, bem como, a memória da experiência histórica vivenciada por múltiplos grupos sociais que não costumam ser contemplados nas documentações oficiais oriundas de fontes governamentais e impressas. Podem participar desta seleção, os estudantes dos seguintes cursos de graduação em Marabá: História, Pedagogia, Geografia, Ciências Sociais, Direito ou Educação do Campo.