Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Programas e Projetos
Início do conteúdo da página

PROGRAMAS E PROJETOS

 A Divisão de Programas e Projetos (DPP) articula, apoia e gerencia programas e projetos de extensão propostos pelas unidades acadêmicas e demais órgãos da UNIFESSPA e o Programa Institucional de Bolsas de Extensão – PIBEX. Além de lançar editais internos de fomento, a DPP coordena e acompanha, junto às unidades acadêmicas, o registro das ações nos diversos sistemas das atividades extensionistas e elabora estudos diagnósticos e relatórios de ações inerentes à Divisão.

A Divisão de Programas e Projetos da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa tem como objetivo desenvolver práticas e viabilizar iniciativas que dialoguem com o que afirma Nogueira (2000): “A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração das práxis de um conhecimento acadêmico”.

A extensão coloca-se como prática acadêmica que oportuniza interligar a universidade às demandas da sociedade. Por isso ela é essencial para a formação dos estudantes universitários em suas práticas acadêmicas do mesmo modo como são o ensino e a pesquisa.

A extensão universitária é também, concebida com a ação que articula outras ações de ensino e pesquisa, sempre com o olhar voltado para as demandas da sociedade.

Com esse objetivo em mente, a PROEX, com auxílio da DPP, tem desenvolvido uma política de extensão universitária que visa desenvolver e aprofundar o entendimento da extensão sempre pelo viés do diálogo e do respeito à sociedade buscando oportunizar a troca de saberes resultando em um processo transformador, emancipatório e democrático.

E para alcançar tais objetivos a DPP incentiva a participação de professores e técnicos administrativos em atividades extensionistas por meio de editais que fomentam o desenvolvimento de ações, programas e projetos de extensão, visando sistematizar e fortalecer a extensão universitária na Unifesspa. Pois, segundo Tavares (1997), é a extensão universitária que de forma permanente e sistemática, convoca a universidade para aprofundar seu papel de instituição comprometida com a transformação social. Valorizando o contexto territorial onde está inserida e desenvolvendo a extensão universitária pelo víeis da interculturalidade, através de ações com metodologias contextualizadas que visam atender às demandas sociais da maioria da população. E, para além disso, objetiva gerar transformação a partir de resultados condizentes com o conceito de responsabilidade social.

Ivonilce Brelaz da Silva

Divisão de Programas e Projetos

DPP/DAI/PROEX/UNIFESSPA

Port. 0174/2017

SELECIONE A CATEGORIA DESEJADA

Fim do conteúdo da página