Página inicial > Últimas Notícias > Coral Unifesspa faz apresentação para o grande público

Coral Unifesspa faz apresentação para o grande público

• Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h20
  • Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2019, 15h56

Foi um fim de semana intenso para o Coral Unifesspa. A participação no Festival de Música, da Fundação Casa da Cultura, e na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes marcam as primeiras apresentações do coral da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) para o grande público marabaense. Quem esteve nos eventos, aplaudiu e cantou junto com os coristas, músicas regionais e popular brasileira.
O Coral Unifesspa é uma ação de extensão, de iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, e tem como regente a servidora técnica em assuntos educacionais Ivonilce Brelaz. “Chegou o dia em que fomos ao encontro da comunidade em geral. A participação a convite do I Festival de Música de Marabá e da Feira do Livro nos permitiu contato com um público alegre, vibrante. Ficamos muito gratos com essa recepção”, destacou a regente do coral.
Foram quatro músicas: Ao por do Sol (de Firmo Cardoso e Dino Souza), O que é, o que é? (de Gonzaguinha), O trono do Estudar (de Dani Black) e o medley Ciclo sem fim e Quem dorme é o leão. “Escolhemos sempre músicas que dialoguem com a região, que atraiam os ouvidos do público, e que ressalte a nossa universidade, como O trono do estudar”, comentou a regente.
O apoio instrumental vem do bolsista da ação de extensão e estudante do curso de Direito, Jonathas Zakai. Foi ele quem aplicou pesquisa com os mais de 30 integrantes do grupo que tem representações de todos os segmentos: estudantes, egressos, professores, técnicos, terceirizados da Unifesspa e ainda a participação de pessoas da comunidade em geral.
De acordo com pesquisa apresentada por ele na Mostra de Extensão do II Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa, a participação no coral trouxe “mudança de humor, redução da ansiedade e até na melhora na integração social e qualidade de sono, o que corrobora com indicadores de melhor qualidade de vida e bem-estar”, relatou o estudante.
“O Coral é uma ação efetiva de saúde mental. As literaturas dizem que a música tem propriedade terapêutica e melhora o nível de estresse, casos de transtorno de humor, e cria um espaço de interação social. Para mim, ficou mais fácil lidar com as atividades do dia-a-dia sabendo que toda segunda, seja em ensaio ou em dias de apresentação, teremos esse momento”, comentou a professora da Faculdade de Psicologia da Unifesspa e integrante do coral, Lúcia Cristina Cavalcante.
“O interessante é que eu tive experiência em grupos de canto em igreja, mas não é uma realidade de todos nós. A maioria não teve experiência com apresentações, harmonização vocal, então estamos todos aprendendo e nos aperfeiçoando juntos, sob a condução da regente Ivonilce”, falou o solista Maclem Erane Gonçalves, secretário executivo na Unifesspa.
Experiência ou conhecimento na área vocal não é requisito, assim como o “saber” cantar. É o caso da Sherida Santana. “Eu tenho contato com música, mas nunca achei minha voz legal”, disse ela que é egressa da Unifesspa. “Ano passado, quando o coral surgiu, eu incentivei minha mãe a participar. Ela entrou, gostou e depois começou a me incentivar também”, relatou Sherida. “Participar do coral está me fazendo um bem danado. Todos estão em aprendizagem, crescimento, e tudo construído em conjunto”, concluiu ela.
O grupo já tem agenda para eventos em outubro e novembro e prepara um recital canto coral para dezembro. Ainda dá para participar do Coral Unifesspa, os interessados precisam manifestar interesse através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
“Os benefícios são claramente percebidos entre o grupo e destacada na pesquisa realizada pelo bolsista do projeto, desde interação social à aspectos da saúde mental. O coral é mais uma ação da Unifesspa que destaca a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e que nos dá orgulho apoiar”, declarou o professor Diego Macedo, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da Unifesspa.