Página inicial > Últimas Notícias > Pibex 2019: confira o tutorial para inscrição e editais em Libras

Pibex 2019: confira o tutorial para inscrição e editais em Libras

• Publicado: Quarta, 02 de Outubro de 2019, 08h34
  • Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 08h37

As submissões de propostas ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão (2019) por professores e técnicos-administrativos com nível superior seguem até 11 de outubro. Por isso, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) preparou um tutorial, produziu os editais em libras e dá outras orientações aos interessados.

De acordo com a Chefe da Divisão de Programas e Projetos da Diretoria de Ação intercultural da Proex, servidora Ivonilce Brelaz, os proponentes devem ficar atentos ao preenchimento no Módulo de Extensão no SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Seguem abaixo algumas orientações:
É muito importante que o proponente atente para informar um endereço eletrônico que seja utilizado com frequência, bem como o registro de número de celular com respectivo DDD, pois isso facilita os contatos no caso de contato urgente.
No campo “Local de Realização”, é preciso preencher “Estado”, “Município” e clicar no botão “Adicionar local de realização” para preenchimento desse campo, podendo ser incluído mais de um espaço de realização.
No campo “Formas de Financiamento do Projeto”, devem marcar a opção “Financiado pela UNIFESSPA”, marcar a opção “Financiamento PROEX” e, em seguida, obrigatoriamente escolher o edital em que está concorrendo: se for PROGRAMA, opção Edital 016/2019 Pibex Programa; ou se for PROJETOS, opção Edital 017/2019 Pibex Projeto. Em seguida, preencher com 1 (um) que é o quantitativo máximo de bolsa para cada edital. Na opção “Linha de Atuação”, escolha AD-HOC.
Em Unidades Envolvidas na Execução, só preencher “executor financeiro” se houver; no campo “Unidade(s) Co-Executoras”, só preencher se houver.
Na página seguinte, de Dados do projeto, todos os campos devem ser preenchidos: Resumo do Projeto, Introdução, Justificativa para execução do projeto, Metodologia de desenvolvimento do projeto, Metodologia de desenvolvimento do projeto, Objetivos Gerais e Específicos, Meta, Avaliação, Referências.
Na página “Membros da equipe da ação”, é preciso que em cada aba de docente, técnico administrativo, discente e participante externo seja inserido pelo menos o coordenador e mais dois integrantes. Vale lembrar que há pontuação para quem envolver participantes da comunidade em geral. Em cada uma das abas, deve ser preenchida as informações sobre o membro e, em seguida, clicar em “adicionar membro”. Em caso de aprovação da proposta, outros integrantes poderão ser acrescentados posteriormente.
No campo “Equipe Executora”, é preciso cadastrar os objetivos do projeto e atividades e membros relacionados a ele. Ao final de cada atividade, é preciso clicar em “adicionar membro” e “adicionar atividade”, que ficarão listadas na página. Por fim, deve clicar em “voltar”. Todos os membros cadastrados na página “Membros da equipe da ação” devem ser relacionados a uma atividade, de forma obrigatória. O início e encerramento de execução das atividades devem seguir o cronograma apresentado nos editais.
Os campos “Orçamento detalhado” e “Orçamento consolidado” não precisam ser preenchidos já que editais não estão fornecendo recurso financeiro. Basta clicar em “Avançar”.
Na página “Anexar arquivos”, devem ser enviadas apenas arquivos em *doc, *pdf, *excel a aprovação ad referendum pelo (a) diretor (a) da unidade acadêmica ou aprovação da congregação, ou o arquivo completo da Proposta da Ação de Extensão caso tenha sido elaborada também em outro formato (Word, Excel, PDF e outros). Ainda é o espaço para anexar outros documentos que julgar necessário para aprovação e/ou execução da Ação de Extensão que está sendo cadastrada. Todos os arquivos submetidos devem ser identificados, anexar o arquivo e Avançar. É um passo de preenchimento opcional.
Na página “Anexar fotos”, devem ser enviados os arquivos nos formatos *jpeg *png, que sejam foto ou qualquer outra imagem que julgar importante para aprovação e/ou execução da Ação de Extensão que está sendo cadastrada. Todos os arquivos submetidos devem ser descritos, anexar o arquivo e Avançar. É um passo de preenchimento opcional.
Por fim, o último passo é “Resumo da ação”, em que o proponente terá acesso a todas as informações. Pode-se “Gravar (Rascunho)” para prosseguir posteriormente ou então “Submeter à Aprovação” e assim será enviado para o Diretor do Instituto aprovar e ficará com o status “Aguardando Aprovação dos Departamentos”.