Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Unifesspa celebra diversidade na abertura dos Jogos Unifesspa 2019
Início do conteúdo da página

Unifesspa celebra diversidade na abertura dos Jogos Unifesspa 2019

  • Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 05h27
  • Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 20h52

 

 

A solenidade de abertura dos Jogos Unifesspa 2019 foi realizada nesta quarta-feira, 23 de outubro, na Unidade 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Marabá, com a participação de toda comunidade acadêmica e equipe de arbitragem, coordenada por Vinicius Flain e Suanny Araújo.
Estudantes, servidores e trabalhadores de empresas terceirizadas mais uma vez se integram para compor as mais de 100 equipes em modalidades coletivas e, ainda, 140 atletas individuais. É recorde de inscrições: 669 atletas se inscreveram nas 16 modalidades que serão executadas nesta quarta edição, de 23 a 28 de outubro, como atletismo, natação, vôlei de quadra e de areia, truco, tênis de mesa, futsal, futebol de campo, e-sport, xadrez, basquete e handebol.
Uma mandala construída pelos estudantes concretizou os objetivos dos Jogos: celebrar a diversidade por meio da prática esportiva. Símbolos dos cursos, capelo, material esportivo e símbolos das organizações esportivas de estudantes e servidores foram incluídas na mandala ao som do movimento Levante Popular da Juventude.
Para o estudante de economia Odamitse Fonseca, que representou todos os atletas no ato de abertura, os jogos mostram que a vida acadêmica não é estudo, mas também integração. “Estamos gratos porque esse evento nos mostra que a universidade não é apenas na sala de aula. Também está fora com a integração entre cursos e entre os diversos campi”, destacou.
JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 03Mesmo com as dificuldades na situação orçamentária, o reitor Maurílio Monteiro reforçou que a Unifesspa deve seguir construindo estes espaços de vivência e integração acadêmica. “Os Jogos são um esforço coletivo e provam que a Universidade está viva. Viva em todos os sentidos: na disposição de jogar, de aprender, de construir uma sociedade alegre - essa é a marca da universidade”, falou.
A tocha olímpica foi conduzida pelos estudantes Leandro Brito, Marilia Saraiva e Jaqueline Camilo até Beburun Xikrin que acendou a pira confeccionada exclusivamente para os Jogos Unifesspa pelo projeto de extensão “Escultura em metal e arte-soldagem”, coordenado pelo professor José Maria Costa Júnior, do curso de artes visuais em parceria com engenharia de materiais. Os materiais para construção do monumento foram recebidos da Siderúrgica Norte Brasil, a Sinobras, que é parceira da Unifesspa em diversas atividade.
“Recebemos o convite com muita expectativa já que essa é a primeira vez que teríamos uma pira exclusiva da Unifesspa. Tínhamos vários desenhos, mas entendemos que essa composição mais limpa, simples e com um tom medieval, comporia uma pira mais bonita”, falou Kostas, como é conhecido pela comunidade acadêmica.
Deste projeto participam estudantes de ensino fundamental da rede pública e ainda estudantes dos dois cursos, como Ítalo Santos, de Engenharia de Materiais. “Não somos um talento para o esporte, mas marcamos nossa participação nos Jogos com a pira. Foi um desafio produzir, mas estudamos bastante e aplicamos o que aprendemos em sala de aula como a composição do metal, como faríamos para que recebesse o fogo e sobre a soldagem”, explicou.
JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 02A integração entre cursos e entre servidores tem sido a marca desse evento esportivo, como Marlene Viana, técnica-administrativa na biblioteca da unidade 1, que compõe os times de vôlei de quadra e de areia junto com servidores das unidades 1 e 2, em Marabá.
“Já conhecia pessoas desse grupo que há anos pratica vôlei, mas pela minha timidez, nunca tinha participado dos treinos. Resolvi integrar a equipe para essa edição dos jogos e estou muito feliz porque pude conhecer outras pessoas e inclui, agora, na minha vida também”, falou.
E, também, como a equipe dos Guardas, de futebol de campo, que é composto por estudantes, professores e trabalhadores de empresa terceirizada. “É um momento de prática esportiva que possibilita integração, troca de experiências e de cultura e diminui a distância entre os diversos perfis que compõe a Unifesspa”, destacou o professor Haroldo Gomes, de engenharia da computação, líder da equipe
“Ao celebrar a diversidade, os jogos vão além da integração e competição. São uma ação concreta de saúde mental à toda comunidade acadêmica com congraçamento e alegria. Também aqui formamos cidadãos comprometidos com a região, com o outro, comprometidos com o bem-estar social, por meio da troca de vivências entre os segmentos”, concluiu o professor Diego Macedo, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis e coordenador geral dos Jogos Unifesspa.

Confrontos
JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 05Logo após a abertura, todos foram ao campo do Piçarrão assistir aos primeiros confrontos no futebol de campo, com narração ao vivo do locutor esportivo marabaense Paulo Henrique, o PH. A modalidade tem 3 equipes feminino e 19 masculino. A Atlética Estruturados dominou o campo e não deu espaço à Atlética Ceifadora, ganhando a partida por 2 gols a 0, no futebol masculino. Em seguida, no feminino, as Kaxerê ganharam por W.O já que o time da Atlética Exploradora que estava incompleto e, por isso, não pode entrar em campo. No último jogo que rendeu até tira-teima com vídeo, os Guardas ganharam de virada por 2 a 1 dos Primos FC, campeões do Futebol Society nos Jogos Unifesspa 2018.
Com extensa programação, os Jogos Unifesspa seguem até o dia 28 de outubro. Amanhã, dia 24, os atletas estarão competindo nas modalidades vôlei de areia, tênis de mesa e truco, na Associação Atlética Banco do Brasil de Marabá.
Acompanhe o evento pelas redes sociais e site da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e confira aqui a Tabela de Confrontos dos Jogos Unifesspa 2019.

 

 

JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 10 JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 09

 Atlética Ceifadora X Atlética Estruturados

 

 

JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 08

Kaxerê

 

JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 07  JOGOS UNIFESSPA 2019 23 10 06

Pimos FC x Guardas

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página