Página inicial > Últimas Notícias > Unifesspa avança com a curricularização da extensão

Unifesspa avança com a curricularização da extensão

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 14h30
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 14h35

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará tem avançado com o processo de curricularização da extensão, conforme previsto na Resolução Nº 07 CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. O primeiro Grupo de Trabalho – GT para Implementação da Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifesspa foi constituído no dia 31 de julho de 2020, pela Portaria nº 1146/2020 da Reitoria, reunindo servidores da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis – PROEX e da Pró-reitoria de Ensino de Graduação – PROEG. Um dos principais desafios do GT é a atualização da Resolução Nº 03/2014 do CONSEPE, que trata da política de extensão da Unifesspa.

Entendendo a centralidade da extensão na universidade, um dos pilares do tripé da produção do conhecimento científico, a nova gestão reúne esforços para a implementação do processo de curricularização da extensão. Em 06 de novembro de 2020, o Grupo de Trabalho – GT para Implementação da Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifesspa foi ampliado pela Portaria nº 1610/2020 da Reitoria, incluindo também a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica – PROPIT, na medida em que se entende que a extensão é a pesquisa que vai à rua e que, portanto, para avançarmos sua presença era importante, bem como a Comissão Própria de Avaliação – CPA, tendo em vista que a curricularização da extensão proporcionará uma melhor avaliação dos nossos cursos.image.png

De dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, o GT para Implementação da Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifesspa realizou reuniões com os diretores dos institutos, os coordenadores de cursos e os presidentes de NDEs, permitindo um melhoramento e aperfeiçoamento da minuta da nova política de extensão, que define também as orientações com relação ao processo de curricularização na instituição. Ontem, o GT reuniu-se para apreciar as alterações na minuta sugeridas nas reuniões com os institutos, consolidando uma segunda versão. O GT aprovou ainda sua ampliação, que agora contará com novos membros da PROEX, PROPIT, PROAD, CTIC, CRCA, e Direções das Unidades Acadêmicas, e o calendário final de debates com a comunidade acadêmica e externa.