Página inicial > Últimas Notícias > #ComCiência: A universidade para além de seus muros - JEPE 2021 e For-Ex

#ComCiência: A universidade para além de seus muros - JEPE 2021 e For-Ex

• Publicado: Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 16h20
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 20h02

A universidade para além de seus muros

Bárbara Soares Ranke
Coordenadora de Comunicação e Articulação Social da PROEX/Unifesspa
Ivonilce Brelaz da Silva
Diretora de Extensão e Ação Intercultural da PROEX/Unifesspa

Como previsto na Constituição Federal de 1988, as universidades federais devem ser instituições comprometidas com ensino, pesquisa e extensão, trabalhados conjuntamente. Em se tratando de extensão universitária na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará-Unifesspa, esta é compreendida como um processo educativo, cultural, político e científico, sempre articulado ao ensino e à pesquisa. A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis-Proex, tem sob sua responsabilidade as políticas de extensão, cultura, assistência e integração estudantil da Unifesspa e assim fomenta e/ou desenvolve ações que valorizam a pluralidade e a diversidade regional e cultural, a promoção da justiça socioambiental e espacial, a defesa da Educação e dos Direitos Humanos, a partir de uma relação dialógica entre a universidade e os outros setores da sociedade na forma de programas, projetos, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços, principalmente por demandas oriundas das comunidades.

Nos anos de 2016 a 2020, estima-se que mais de 84.000 (oitenta e quatro mil) pessoas foram beneficiadas por ações de extensão universitária fomentadas diretamente pela Proex por meio de ações de valorização cultural; atendimento à saúde; divulgação e alfabetização científica; sustentabilidade; fortalecimento das escolas públicas de educação básica; acompanhamento e capacitação de pescadores artesanais e pequenos agricultores; preservação do meio ambiente; defesa dos direitos humanos e sociais; inclusão de pessoas com deficiência; inclusão digital, dentre outras.

Como forma de socializar e divulgar o papel social da universidade, a cada dois anos, a Unifesspa promove a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPE que na sua IV versão trouxe o tema “Os desafios do Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Contemporânea”. Como parte desse evento acadêmico, ocorreu entre os dias 10 a 12 de novembro o III Fórum de Extensão e Assuntos Estudantis, o For-Ex, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis. A programação do III For-Ex contou com mesas redondas, além de 13 sessões temáticas com mais de 70 apresentações orais de bolsistas de nossa e de outras instituições de ensino superior, os quais socializaram os resultados de programas, projetos e ações permanentes de extensão e cultural.

O evento foi um sucesso e ocorreu integralmente online pelas plataformas Youtube (canal da Unifesspa) e Google Meet para as apresentações dos trabalhos nas temáticas de comunicação, cultura, educação, direitos humanos e justiça, meio ambiente, saúde, trabalho e tecnologia e produção. Projetos como o do estudante Felipe dos Santos Ferreira que ligado a Faculdade de Economia realiza a catalogação e disponibilização ao público dos dados sobre o como são gastos os royalties da mineração nos municípios do sudeste paraense; da estudante Laura Beatriz Oliveira que apresenta estratégias para facilitar o aprendizado de química em um escola pública marabaense ou o da estudante Maiara Pereira sobre o RodaMundo, uma agenda cultural realizada pela Unifesspa e com acesso livre a todos que se interessarem, são exemplos exitosos de como a extensão de fez presente no dia a dia regional, mesmo precisando se reinventar em tempos de pandemia.

Podemos dizer que encerramos a Jornada e o Fórum de Extensão com chave de ouro. Impactados por depoimentos emocionantes de universitários extensionista que confirmaram a grande contribuição que a prática extensionista agrega em sua formação acadêmica, profissional e cidadã.

Despedimo-nos da JEPE 2021 e do For-Ex desejando vida longa à universidade pública e de qualidade!

* Texto produzido para publicação na coluna #Com Ciência, Edição 3.829 - 4 a 6 de dezembro de 2021, do Jornal Correio de Carajás.