Página inicial > Últimas Notícias > Cultura: Unifesspa apresenta atividades na Feira Pan-Amazônica do Livro em Marabá

• Publicado: Quarta, 02 de Mai de 2018, 10h33
  • Última atualização em Quarta, 02 de Mai de 2018, 10h36

DSC 0503A programação do Salão do Livro da Região do Sul e Sudeste do Pará segue até 06 de maio no Carajás Centro de Convenções em Marabá. A Unifesspa marcou presença neste início de Feira com participação em roda de conversa e sarau. A primeira participação foi da Professora Liliane Batista na Roda de Conversa “Literatura e Negritude” junto a Ademir Braz – escritor e poeta – e a pedagoga e arte-educadora Vanda Melo, também escritora e ativista do movimento negro, no dia 28 de abril.

Liliane Batista, professora e pesquisadora de literatura, disse na Roda de Conversa que além do negro ser retratado por estereótipos em diversas obras, o escritor negro também não tem espaço, como nos cânones de literatura de língua portuguesa, onde só são retratados predominantemente os europeus. A professora ressaltou as atividades literária produzidas, por exemplo, na Angola e Moçambique, o engajamento de seus escritores no pós-guerra e de como a Universidade tem sido o espaço da divulgação desses escritores, e da resistência de uma elite que não quer que o negro alcance lugar de destaque na literatura assim como na sociedade. “É obrigação nossa enquanto universidade fazer parte de eventos como esse e trazer para a sociedade o que se faz lá dentro. Buscar discutir a importância das literaturas, não só a presente nos cânones, ainda mais aqui, com esse número considerável de participantes, é uma oportunidade rara de apresentar a pesquisa fora da instituição”, concluiu Batista.

DSC 0523

Dia 30 de abril, a Unifesspa participou do Salão do Livro com o Professor Jerônimo Silva e Silva, no Papo Cabeça com Daniel da Rocha Leite. Com intervenção artística do Mestre Zequnha, de Marabá, o espaço foi um bate-papo com a predominância de alunos da educação básica presentes no auditório sobre o preconceito religioso e seus desdobramentos.

Para Jerônimo Silva “a universidade tem o desafio de dialogar com esses alunos e quando se propõe esse diálogo busca fazer a conversa a partir da alteridade. Se há uma coisa que o jovem tem é sensibilidade, ele tá vivo à experiência de mundo, diferente do adulto que já se acostumou com alguns problemas. Nossos jovens de marabá, como os presentes aqui hoje, são sensíveis, participativos e estão preocupados com a cidadania, religião e respeito ao próximo, nosso papel é tocar nessa sensibilidade”.

DSC 0531Joana Beatriz, aluna da Escola Anísio Teixeira, gostou do Papo Cabeça com Daniel e o Professor Jerônimo. Para ela "conhecimento nunca é demais e o assunto da conversa é muito importante porque eu tenho certeza que ali dentro tinha muitos intolerantes religiosos. Foi ótimo para todos nós. Precisamos ter menos preconceito e aprender a respeitar o outro”.

DSC 0534

A Unifesspa também levou seus alunos à Feira Pan-Amazônica. No “Sarau da re-existência”, bandas de estudantes se apresentaram de forma inovadora e talentosa. A Banda Aedo XXI apresentou composições autorais, chamados por eles de poesias musicadas, voltadas para o cenário político e social do pais. Os integrantes Rodrigues Silva, Artie, Taylor e Rafael junto com Herbert Maracaí, vocalista, agradeceram o espaço. “Nós enquanto aedo XXI agradecemos à Unifesspa pelo espaço num evento tão importante quanto esse. Acreditamos que o potencial cultural da nossa região deve ser valorizado”, concluiu Maracaí.

DSC 0561

A Banda Lui, de estilo post-punk vertente do rock alternativo, apresentou duas composições autorais e cover. Leticia Portela, integrante da Lui, diz que “a banda começou com as oportunidades dentro da Unifesspa, o primeiro contato para fazer um evento. Não nos regraram sobre o que tocar, mas sempre nos deixam livres para fazer a nossa música. Ficamos felizes com o convite, para estar falando de cultura, principalmente porque tocando uma música não tão popular”.

O Pró-Reitor da Proex Diego Macedo, ressalta a importância da Unifesspa apoiar e incentivar a produção artística da comunidade acadêmica, especialmente dos estudantes e sociedade em geral e convida a prestigiar a Feira Pan-Amazônica do Livro que tem programação até 06 de maio. A Unifesspa ainda estará presente na Feira por meio do Seminário “Pais Colômbia” com a professora Paolla Giraldo, dia 02 de maio, e na palestra “O direito à literatura como um direito humano, da Professora Eliane Machado, dia 05 de maio, ambas às 16h no Salão Pará.