Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do ensino médio visitam a 6ª edição da Feira dos Povos do Campo na Unifesspa

• Publicado: Sexta, 04 de Mai de 2018, 17h48
  • Última atualização em Sexta, 04 de Mai de 2018, 17h48

Feira do Campo Maio 2018

A professora de filosofia, Vonalda Araújo, trouxe seus alunos do ensino médio para participar da 6ª edição da Feira dos Povos do Campo na Unifesspa. Na visita, os alunos puderam conversar com os agricultores presentes na Tenda do NEAm e conhecer a realidade dos assentamentos e da luta dos povos para produzir e reproduzir seus modos de vida no Campo.

Para a professora, o contato direto dos alunos irá contribuir para o desenvolvimento do projeto sobre agroecologia e meio ambiente que desenvolverá em 2018, mas também para que eles compreendam o modo de vida, já que são todos da área urbana. “Também quais suas dificuldades já que não há apoio do governo para a agricultura familiar, nem a visão da agroecologia. Esses alunos são de área urbana, que não tem esse contato com o campo, então aqui eles podem ter o conhecimento, a relação com os povos do campo”, concluiu a professora.

Chiquinho, animador da Feira e representante da Comissão Pastoral da Terra na organização, parabenizou a iniciativa da professora e conversou com os alunos sobre agroecologia. “Ter a relação com os adolescentes é enriquecedor. Eles são um público diferenciado e futuro da Universidade. Eles precisam conhecer o trabalho dos povos do campo para que continuem apoiando a presença do pequeno agricultor quando forem alunos aqui”.

A aluna Aieska Souza, 16 anos, sempre morou na área urbana e nunca teve contato direto com a vida do campo, por isso disse que a visita ajudou a mudar seu olhar sobre os alimentos orgânicos. “Ter uma mente mais ampla sobre o assunto e é importante pra saber sobre os alimentos orgânicos. Eu não conheço, então quero saber qual é a diferença dos alimentos direto do produtor, que é limpo, sem agrotóxico e incentivar as pessoas a comprarem deles”.

A Feira dos Povos do Campo é realizada toda primeira sexta-feira do mês na Unidade 1 da Unifesspa. Participam agricultores e agricultoras de assentamentos da região de PA Alegria, PA Três Ilhas, PA 26 de Março, PDS Porto Seguro e PAE Praia Alta Piranheira, entre outros e é uma realização da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) e Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, CPT, MST, FETAGRI, MIQCB e IFPA/CRMB.