Página inicial > Últimas Notícias > APA-Araguaia: Unifesspa realiza a 1ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

APA-Araguaia: Unifesspa realiza a 1ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão

• Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 15h06
  • Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 15h06

Miniatura MopexA 1ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão (Mopeex) da área de proteção ambiental de São Geraldo do Araguaia (APA-Araguaia) e do Parque Estadual da Serra dos Martírios-Andorinhas (Pesam) foi realizada pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAm da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), gerência da região Administrativa do Araguaia (GRA), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-bio) e os membros dos Conselhos Gestores das duas Unidades de Conservação.

O evento que aconteceu em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, na última quarta-feira (25/04) contou com palestras, organização de grupos de trabalho e apresentação de pôsteres. Participaram da Mopeex cerca de 80 pessoas, entre elas alunos e professores do ensino básico e da Unifesspa, além de comunitários da APA- Araguaia. As professoras Cristiane Cunha, Rita de Cássia Costa (Fecampo), Valéria Melo (FAHIS), professor José Pedro Martins (Faced) e a assistente social Sheila Leal (Proex) acompanharam as atividades.

A programação contou com a exposição de 20 banners que apresentaram trabalhos desenvolvidos nas Unidades de Conservação (UCs) em relação à pesquisa, ensino e extensão. Além disso, foi proferida palestra pelo professor José Pedro de Azevedo Martins (Unifesspa) e pela professora Maria Neide Rodrigues (APA-Araguaia) mediada pela assistente social Sheila Leal (Proex), sobre “A importância da indissociabilidade da pesquisa-ensino-extensão, não apenas no contexto da universidade, mas também no contexto das escolas de ensino básico, nas pesquisas realizadas no âmbito de UCs e em ações de extensão”.Mopex 1

Os Grupos de Trabalho discutiram vários temas. Os diálogos resultaram nas seguintes observações: as pesquisas realizadas nas UCs não atendem as demandas esperadas pelos comunitários, porém, as pesquisas participativas têm sido percebidas como alternativas de inclusão, a exemplo o monitoramento in situ da biodiversidade e mapeamento participativo de trilhas; o ensino se apresenta descontextualizado da realidade local, necessitando de Programa de Formação Continuada (PFC) para professores; as demandas de extensão são atendidas de forma tímida e necessitam de maior articulação entre as instituições e comunidades.

A partir destas discussões foi planejado e acordado com a gestão das UCs: solicitar aos pesquisadores que apresentem plano de trabalho para devolutivas de pesquisa; programa de formação continuada aos professores das escolas da APA-Araguaia contextualizado aos resultados de pesquisa; apoio para a realização da Feira da Agricultura Familiar e articulação com o Sebrae para ministrar capacitação em empreendedorismo.

A Mopeex garantiu que resultados de pesquisa fossem socializados com a comunidade, sendo esta uma ação de extensão significativa que assegurou encaminhamentos concretos, afim de melhorar a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. De outro modo, A Mopeex revelou as demandas locais para futuros pesquisadores que pretendem desenvolver ações na APA-Araguaia e Pesam, contextualizadas as suas realidades.

Como forma de inserir os alunos e professores da Unifesspa no contexto local foi realizada também, no último dia (26/04), uma viagem de campo à Casa de Pedra que fica no Pesam e onde acontece o Festejo do Divino - uma festa religiosa tradicional na localidade. Esta excursão foi acompanhada por condutores locais, de dois grupos organizados: “Raposas da Serra” e “Nativos da APA-Araguaia”. Os condutores também são educadores ambientais e conhecedores da história local, portanto, proporcionaram ao grupo não apenas conhecer as belezas naturais da APA-Araguaia e Pesam, mas também um pouco da história local. Mopex 2