Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da Unifesspa se preparam para Seletiva Estadual Pará para Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros 2018

• Publicado: Quarta, 16 de Mai de 2018, 17h11
  • Última atualização em Quarta, 16 de Mai de 2018, 17h12

Treino Basquete 201840 estudantes da Unifesspa se preparam para participar da Seletiva Estadual Pará para Conferência Norte dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2018). A competição ocorrerá em Belém nos dias 18 a 23 de maio e reunirá 12 instituições de ensino superior do estado nas modalidades basquete, futsal, handebol e vôlei masculino e feminino.

Para o time de basquete é a primeira oportunidade de representar a Unifesspa em um evento esportivo universitário a nível estadual, com auxílio da instituição. “O basquete ainda não é uma modalidade tão popular em Marabá e, apesar termos nos treinos a participação de servidores e alunos da pós-graduação, nossa expectativa além de representar a Unifesspa, é popularizar o esporte e trazer mais visibilidade para a prática esportiva dentro e fora da universidade”, disse Petry Furtado.

Treino FutsalCampeões dos Jogos Universitários Marabaenses, o time de futsal é formado por estudantes dos cursos de geografia, sistema de informação e engenharia de minas e meio ambiente. Em seu último treino para a Seletiva junto com a equipe da AABB – atual campeã de Marabá – os jogadores se preparam para primeiro lugar na categoria, como afirma Rogério, membro do time “A gente espera o inédito, o primeiro lugar, porque estamos treinando muito e temos uma base boa. Infelizmente a Coordenação favorece a capital, de certa forma. Mas mesmo assim procuraremos representar da melhor forma possível a Unifesspa”.

Ano passado, o time de handebol se preparou para o evento, mas não conseguiu viajar. No entanto, permaneceu em treino intensivo para participar na edição de 2018. “Estamos nos preparando desde o ano passado para a competição, incluindo os calouros de 2016 antes mesmo do início de suas aulas. Segunda e sexta são treinos físicos, quarta é tático e, no sábado, treinamos com o time da HandMar com quem compartilhamos o técnico”, disse Rowan Veras, atleta de handebol e estudante de economia.

Treino Vôlei 2018O time de vôlei foi formado em 2016 por estudantes dos cursos de economia, história, letras-inglês, geologia e engenharias. Na etapa do ano passado, os atletas do vôlei subiram ao pódio, expectativa do time para esse ano, como relata Flavio Emanoel “Estamos bem preparados, principalmente em vista dos outros anos de experiência com outros eventos esportivos. O nível da competição aumentou, mas nos preparamos o ano todo para alcançar a vitória e passar para a próxima fase dos jogos universitários”.

A Unifesspa, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, fomenta a participação discente em eventos de caráter esportivo. Para isso, lançou o edital 07/2018 que apoia financeiramente discentes/atletas em seus gastos com inscrição, alimentação, locomoção e estadia nos locais de realização das competições. “A demanda de participação nos eventos é espontânea dos discentes. Nosso esforço tem sido incentivá-los através desse apoio financeiro à participação nas competições, mesmo com o corte nos gastos do Governo ao orçamento, por ser uma das formas de inserção e permanência na vida acadêmica e para a manutenção e garantia das práticas esportivas no âmbito acadêmico de forma continuada”, disse Elino Benício de Souza , Chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil da Proex.