Página inicial > Últimas Notícias > Proex reúne com indígenas e quilombolas sobre Programa Bolsa Permanência e os Jogos da Unifesspa

• Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 10h08
  • Última atualização em Sexta, 13 de Julho de 2018, 10h08

REUNIAO CIEST PROEX 12 07 2018

A Coordenadoria de Integração Estudantil da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis realizou, nesta quinta (12), uma reunião ampliada com estudantes indígenas e quilombolas para tratar da inscrição no Programa Bolsa Permanência, Jogos da Unifesspa e inscrição nos Programas de Apoio ao Estudante Indígena e ao Quilombola de realização da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg).

O Coordenador da Ciest, psicólogo Augusto Severo, alerta aos estudantes calouros que ainda não fizeram sua inscrição para o prazo final do processo que é 31 de agosto. “Quanto mais rápido se inscreverem, maior é a garantia do acesso ao Programa e ainda há tempo para contraprova de documentação que tem sido exigida pelo MEC”, disse Severo.

A documentação, de acordo com a Portaria MEC n° 389/2013, que devem ser apresentadas pelos estudantes são: declaração de pertencimento étnico de sua respectiva comunidade com assinatura de três lideranças instituídas no local e a declaração da FUNAI ao indígena e a declaração da Fundação Palmares ao quilombola. Além da auto-declaração e o termo de compromisso do bolsista, disponíveis na Proex.

Inicialmente, o MEC informou que os estudantes cadastrados até 25 de junho já receberiam a primeira bolsa no mês de julho. No entanto, solicitou a atualização cadastral e adiou o pagamento para agosto. Assim, é necessário que os inscritos observem seu cadastro no sistema para que a documentação esteja de acordo com o solicitado pelo MEC, evitando bloqueio ou eu cancelamento.

Augusto Severo também aproveitou para convidar aos estudantes a se inscreverem nos programas de apoio ao Estudante Quilombola (Paequi) e ao Indígena (Paind) até 16 de julho. O apoio ao discente fornecido neste Programa será feito por meio de bolsas de apoio pedagógico disponibilizadas a estudantes dos cursos de graduação da Unifesspa, nos anos letivos de 2018 e 2019.

A reunião também foi espaço de avaliação da participação dos estudantes indígena nos Jogos da Unifesspa de 2017 e planejamento da participação na edição que ocorrerá em setembro de 2018. Dentre as modalidades, estarão arco e flecha, cabo de guerra, corrida da varinha e de tora, em que os indígenas farão a apresentação, mas também a integração nas atividades com os demais participantes dos jogos.