Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Extensão: Saúde Coletiva realiza I Ciclo de Debates “Discutindo violências, drogas e gravidez em crianças e adolescentes de Marabá”

• Publicado: Quarta, 18 de Julho de 2018, 14h22
  • Última atualização em Quarta, 18 de Julho de 2018, 14h22

I Ciclo Saude Coletiva 2018 01

Com a participação da comunidade acadêmica e demais setores da sociedade marabaense, o I Ciclo de Debates de Saúde Coletiva aconteceu neste dia 17 de julho, no auditório da Unidade 1 da Unifesspa. Organizado pela Turma de Saúde Coletiva de 2016 e a Faculdade de Saúde Coletiva em parceria com o Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX), o evento teve por tema “Discutindo violências, drogas e gravidez em crianças e adolescentes de Marabá”.

Esta ação é resultado das atividades desenvolvidas em 2017 pelo curso de Saúde Coletiva no programa de extensão “Programa Saúde na Escola: a interface entre saúde e educação em Marabá” e envolveu alunos dos 3º, 4º e 5º ano que aprenderam sobre temáticas transversais, como: combate à dengue, promoção da segurança alimentar e nutricional e prevenção ao uso de drogas, violência, acidentes e ainda de informações sobre gravidez na adolescência, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS.

I Ciclo Saude Coletiva 2018 03

Para Caroline Lima, estudante e representante discente do Curso de Saúde Coletiva, o evento possibilitou discussão e idealização de estratégias para ação sobre os sub-temas apresentados no evento: “Uso de drogas em crianças e adolescentes: educar para combater” pela manhã; “Gravidez em crianças e adolescentes o município de Marabá”, à tarde; e “Violências e abusos em crianças e adolescentes” à noite. E ainda, envolveu as atrações culturais como o Projeto Rios de Encontros, Meninos do bem e Studio de dança Flávio Fernandes que te por público-alvo crianças e adolescentes em situação de risco ou não e/ou desenvolvem atividade e artísticas e profissionalizantes.

A presença destas organizações sociais e dos órgãos institucionais como Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social, PROERD, dentre outras, e de pessoas ligados à projetos que apoiam crianças e adolescentes de vulnerabilidade social, permitiram que os participantes tivessem um panorama sobre essas questões sociais de forma crítica e participativa, como diz a estudante de Saúde Coletiva da Unifesspa, Elaine Chaves: “Foi um evento muito construtivo. O debate foi pertinente, proporcionou parcerias com órgãos do município para ajudar na construção de dados concretos referente aos temas, pois nosso município tem essa grande dificuldade. Foi exposto os principais problemas e também os avanços para o combate dessa situação vivida pela  nossas crianças e adolescentes da cidade de Marabá”.

I Ciclo Saude Coletiva 2018 02