Página inicial > Últimas Notícias > Atletas da Unifesspa participam da abertura dos Jogos Universitários Marabaense

Atletas da Unifesspa participam da abertura dos Jogos Universitários Marabaense

• Publicado: Sexta, 02 de Novembro de 2018, 09h58
  • Última atualização em Sexta, 02 de Novembro de 2018, 10h32

Jogos Marabaense 3

12 das 24 instituições de ensino superior marcaram presença na abertura dos Jogos Universitários Marabaense que aconteceu no Ginásio da Folha 16, em Marabá, dia 1 de novembro. Recorde de inscrições, 730 atletas participarão das competições em 12 modalidades: atletismo, judô, xadrez, basquete, vôlei de praia, natação, futebol society, tênis de mesa, futsal, vôlei, jogos eletrônicos e handebol.

A Unifesspa marcou 103 inscrições em todas as modalidades, exceto pelos jogos eletrônicos, e os estudantes estiveram na cerimônia de abertura, em que Eleyse Sorelhe, estudante de Sistemas de Informação, participou do revezamento entre os competidores para acender a pira olímpica.

Jogos Marabaense 4Para Eleyse, que é mesa-tenista, o revezamento foi sinônimo de superação. “Ano passado, me inscrevi no tênis de mesa e, a caminho do local de competição, sofri um acidente de moto e quase fui impedida de jogar. Mas, fui liberada e consegui o terceiro lugar para a Unifesspa. Foi incrível pegar aquela tocha e lembrar de tudo isso. É uma vitória minha e da instituição que escolhi representar. Tenho orgulho de ser Unifesspa!”, destacou a atleta.

Os Jogos Universitários Marabaense iniciaram em 2016 por iniciativa da Universidade do Estado do Pará (UEPA), incluindo todas as instituições de ensino superior de Marabá no evento e dividindo a responsabilidade de sua realização para as demais edições. Esse ano, de acordo com Jafeh Santos, coordenador do evento de realização da Universidade Norte do Paraná (Unopar), as inscrições superaram as expectativas comparando com as edições anteriores. “Esse ano aumentamos o número de modalidades para doze o que resultou no recorde de inscrições. Vôlei de praia, judô e jogos eletrônicos foram as novidade e também a troca do futebol pelo society movimentou a participação. Nosso esforço tem sido para que tenhamos uma competição limpa, trazendo árbitros gabaritados, com experiência, para que os jogos sejam um sucesso. Até porque temos o curso de Educação Física, então, temos  obrigação de fazer um bom trabalho”, concluiu Jafeh que é coordenador comercial na Unopar.

Jogos Marabaense 2

Quem declarou a abertura dos Jogos foi Raimundo Nonato Araújo Júnior, diretor do Pólo Marabá da Unopar que desejou sorte aos competidores. “Acreditamos que os jogos desse ano, assim como os jogos anteriores, acontecerão sob a ética de todos os atletas, sob a ética de todos os representantes das instituições, primando pela participação do esporte de maneira salutar. Ganhar é uma consequência e parte do processo esportivo. Perder também. O importante é que nos respeitemos uns aos outros, que valorizemos o esporte com o respeito que ele merece e que façamos desse momento, um momento de integração, união e que todos os participantes possam não só usufruir, mas contribuir para que o evento se perpetuem no nosso calendário acadêmico e de eventos no município de Marabá”, destacou o diretor.

Elino Benício, chefe da Divisão de Assistência e Integração Estudantil e responsável pelo apoio aos atletas da Unifesspa nos Jogos Universitários, destacou o valor cultural e social do evento. “A Unifesspa tem muito atletas e nossa missão tem sido incentivá-los à prática esportiva nos diversos eventos, reconhecendo caráter integrador e formativo do esporte, o que fortalece a solidariedade e o respeito dentro e fora do nosso cotidiano acadêmico”, disse Benício ao desejar boa sorte aos atletas.

Jogos Marabaense 1

Os atletas da Unifesspa irão competir em todas as modalidades, exceto Jogos Eletrônico, no período de 2 a 4 de novembro. Com finais de futebol society, handebol e futsal programadas para o dia 10 de novembro, os Jogos Universitários Marabaense é de realização da Universidade Norte do Paraná (Unopar) e objetiva estimular a prática desportiva entre os acadêmicos dos diferentes cursos de graduação da cidade de Marabá. Com isso, busca-se a promoção da integração da comunidade acadêmica tendo como princípio a solidariedade, a fraternidade e o espírito desportivo.

III Jogos Universitários Marabaense

Realização: Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Data: 01, 02, 03 e 04 e 09 e 10 de novembro

Locais: na Estação do Conhecimento, Ginásio Osorinho, AABB Marabá, Ginásio Folha 16, Ginásio Monte Castelo, Academia Jiu-Jitsu Vilhena, CSSM e Shopping Pátio Marabá.

Confira o Cronograma das competições.