Página inicial > Últimas Notícias > Extensão universitária é tema da nova edição do boletim O Tapiri

Extensão universitária é tema da nova edição do boletim O Tapiri

• Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 10h23
  • Última atualização em Terça, 13 de Novembro de 2018, 10h24

CAPA O Tapiri Novembro 2018 PROEX

Após as restrições aos meios de comunicação impostas pelo período eleitoral, a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa retoma a publicação do seu boletim “O Tapiri”.

Nesta edição de novembro, o assunto é a extensão universitária, dando visibilidade a projetos em diversas localidades da região Sul e Sudeste do Pará, realizados por meio do último edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). Ao longo de um ano foram desenvolvidas ações em escolas públicas, assentamentos rurais, comunidades indígenas e diversos outros ambientes urbanos e rurais da região.

Na capa do boletim estão a professora Letícia Pantoja e estudantes que integram o programa de extensão “Centro de Referência em Estudo, Pesquisa e Extensão sobre a História e Memória da Região Sul e Sudeste do Pará”, realizado no Fórum da Comarca de Marabá. A finalidade do Centro é a preservação do acervo de documentos judiciários, resgatando a história dos processos sociais que interferiram na constituição dos espaços urbanos citadinos e da memória da experiência histórica vivenciada por múltiplos grupos sociais que não costumam ser contemplados nas documentações oficiais oriundas de fontes governamentais e impressas.

O professor Evaldo Gomes Júnior, Diretor de Ação Intercultural (DAI) da Proex, ressalta a diversidade que caracteriza as ações da comunidade acadêmica em suas práticas extensionistas. “Mais que extensão, nosso papel enquanto servidores e discentes desta instituição é estabelecer um processo de comunicação adequada com a sociedade que cotidianamente nos demanda integração para superação de problemas cotidianos, desenvolvimento de outras formas de sociabilidade e espaços para exercer sua cidadania e suas culturas”.

Confira esta edição do Boletim O Tapiri e as anteriores no site da Proex.