Página inicial > Últimas Notícias > Mostra Universitária da Canção Paraense da Unifesspa acontece neste fim de semana em Marabá

• Publicado: Segunda, 10 de Dezembro de 2018, 11h19
  • Última atualização em Terça, 11 de Dezembro de 2018, 17h20

MUCANPA XINGUARA 4

É neste fim de semana! Prepare-se para a Mostra Universitária da Canção Paraense da Unifesspa em Marabá. Oficinas de carimbó, exposição fotográfica e de audiovisual, além de shows com muita música autoral dos selecionados para a Mucanpa e artistas convidados fazem parte da programação. Confira:

Pré-Mucanpa, 13 de dezembro

O filme Aikewára, de Luiz Arnaldo Campos e Célia Maracajá, inicia as atividades da Mucanpa. O longa será exibido na sala de cinema do SESC Marabá, às 19h e, ao final, haverá um bate papo com os diretores. Em 80 minutos, a obra aborda a violência cultural sofrida pelos Aikewára, em uma visão inédita sobre a Guerrilha do Araguaia. A ocupação do território, na visão dos diretores, trouxe consequências desastrosas para esse povo, como o alistamento de jovens indígenas para a guerra e a extinção de práticas culturais. Filmado em São Geraldo do Araguaia, o processo de construção do documentário contou com a consultoria do ativista Paulo Fonteles Filho, falecido em outubro deste ano, em Belém. O filme foi exibido, em primeira mão, aos indígenas Aikewára durante o 4º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, em abril deste ano.

MUCANPA 14

Dia 14 de dezembro

Na sexta, 14, o Tapiri da Unidade 1 da Unifesspa será o “Tapiri Cultural”. As atividades iniciam às 9h da manhã com a oficina de carimbó do Grupo Batucada Misteriosa. Eles irão repassar a vivência do carimbó com o rufar do tambor, maracas e banjo, e do rodar da saia, como fazem na casa Coisas de Negro, em Icoaraci (Belém/PA). As inscrições para a oficinas devem ser feitas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando o nome e telefone para contato.

À tarde, às 16h será apresentada a exposição fotográfica itinerante “Múltiplos olhares do sul e sudeste do Pará”. Raiane Nascimento e Raphaela Desiderio apresentam retratos de Xinguara. Camila Gusmão inspirou-se em Rondon do Pará e, Roberta Corrêa, em Marabá. Também será exposto o livro “Os Peixes”, de Ara Mathias e Marcos Antônio Silva dos Santos, supervisionado pela professora Glaucia de Sousa Moreno. A Obra, vencedora do Prêmio Proex de Literatura, é composta por poemas, crônicas, microcontos e fotografias. As narrativas são fruto das experimentações e descobertas do poeta acerca de si mesmo de suas capacidades enquanto artista e agente social por meio de viagem feita sem dinheiro pelo litoral brasileiro divulgando seu primeiro livro e conhecendo espaços de resistência e produção autossuficiente.

O primeiro dia de festa ainda terá a exibição do filme “Solo Desaparecido”, às 19h e, logo após, bate-papo com a diretora Beatriz Morbach. Para encerrar, show musical, às 21 horas. Charles do Arraia vai fazer você dançar do forró ao rock n´roll. Tá preparado para o segundo dia?

Dia 15 de dezembro

MUCANPA 15

Sábado, a Mucanpa vai ocupar a Praça São Félix, na Velha Marabá, a partir das 19h horas. As bandas Aedo XXI e Ponto Alto apresentarão suas composições autorais com rock e música alternativa.

Às 21h, será exibido o filme “Música Autoral em Marabá”, dos diretores Nelson Jean e Ricardo Tavares. O curta retrata a composição da música autoral de cinco artistas de Marabá nos seguintes gêneros: o rap, com César Oliveira, do grupo Mantra; o rock, com Tom Gonçalves – Metal; o heavy metal, com a banda Broken & Boned; e a música popular com Clauber Martins e o Zequinha, conhecido por sua atividade cultural no bairro do Cabelo Seco. A produção é resultado da Oficina de Vídeo-documentário, promovida pelo Sesc Marabá em novembro de 2018, com ideia original de Nelson Jean e Eduardo Batista.

Nesta edição, os convidados são Raiorama, Tom Gonçalves, Jorginho Ropha, Lanara Moreira, Clauber Martins e Batucada Misteriosa. O palco será tomado de música regional, cumprindo o objetivo da Mucanpa: evidenciar as produções de músicos e artistas locais e regionais e contribuir para fortalecimento da cultura regional e consolidação da música como estratégia pedagógica de ensino-aprendizagem e integração cultural nos mais variados espaços.

Vem pra Mucapa!

6ª Mostra Universitária da Canção Paraense da Unifesspa

13 de dezembro, exibição do filme “Aikewara”, na sala de cinema do SESC Marabá, 19h

14 de dezembro, Tapiri da Unidade 1 da Unifesspa (Folha 31, VP8, Nova Marabá)