Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de extensão faz força-tarefa para o Sisu 2019 em Santana do Araguaia

Projeto de extensão faz força-tarefa para o Sisu 2019 em Santana do Araguaia

• Publicado: Terça, 22 de Janeiro de 2019, 11h20
  • Última atualização em Terça, 22 de Janeiro de 2019, 11h21

Ações Unifesspa está aí 01

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começaram hoje, 22 de janeiro, e no município de Santana do Araguaia o projeto de extensão “A Unifesspa está aí!” já realizou diversas ações de divulgação dos cursos do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa). O Sisu é uma das portas de entrada para as universidades públicas e os candidatos podem se inscrever até 25 de janeiro.

As atividades de divulgação iniciaram em 16 de janeiro, aproveitando a participação da Universidade no Planejamento Escolar Unificado para o ano letivo de 2019 da rede de educação básica, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Santana do Araguaia. Em Santana do Araguaia, a Unifesspa oferece 70 vagas para os cursos de Matemática e Engenharia Civil.

“Durante o Planejamento realizado pela SEMED, alcançamos pelo menos 300 pessoas. E, no fim de semana, visitamos 17 igrejas e na Feira e conversamos com os presentes sobre os cursos ofertados pela Unifesspa e o projeto “Maratona de Inscrições”. Como braço do projeto de extensão “A Unifesspa está aí!”, faremos uma força-tarefa com servidores e estudantes do IEA, para orientações e atendimento aos candidatos que queiram inscrever-se no Sisu. Acreditamos que os jovens ainda não foram totalmente alcançados, por isso também incluímos na estratégia o uso das redes sociais para divulgação do Sisu”, informou a professora Maria Elizabete Rambo Kochhan, coordenadora do projeto.

O “Maratona de Inscrições” recebeu nesta manhã 6 candidatos ao Sisu no Instituto de Engenharia do Araguaia da Unifesspa, em frente à Escola José de Ribamar. Os atendimentos serão realizados nos três turnos: 9h às 12h, 14h às 17h e 18 a 21h para as inscrições que vão até 25 de janeiro e para os dias de resultado e lista de espera, de 28 de janeiro a 4 de fevereiro.

Ações Unifesspa está aí 03

Conheça: “A Unifesspa está aí!”

O projeto de extensão “A Unifesspa está aí!” tem o objetivo de divulgar o nome da Unifesspa no município de Santana do Araguaia e região, enfatizando sua presença, finalidade e cursos ofertados Instituto de Engenharia do Araguaia e demais campi. Aprovado para participar do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) durante o ano de 2019, o projeto é realizado desde 2017 e pretende alcançar neste ano a região circunvizinha do estado de Tocantins.

Como metodologia, o projeto busca estreitar os laços entre a Universidade e a região por meio de palestras e ações nas escolas de Ensino Fundamental e Médio sobre o Enem e a realidade universitária, já que participam da ação tanto os estudantes quanto os servidores do IEA.

Sisu 2019

A Unifesspa oferta 1.370 vagas no Sisu 2019 e adota, para todos os cursos, a reserva de 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, em cumprimento à Lei n.º 12.711/2012 (Lei das Cotas). Também há reservas de vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e para candidatos com renda familiar bruta "per capita" igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Aos candidatos que cursaram pelo menos um ano do ensino médio nos municípios que integram as regiões de influência das cidades nas quais estão implantadas os campi da Unifesspa, será atribuído 20% (vinte por cento) de bônus sobre a nota do Enem 2018. A lista de municípios e outras informações sobre o processo podem ser obtidas no site da Unifesspa.