Página inicial > Últimas Notícias > Empreender Unifesspa: projeto de extensão firma parceria com a Junior Achievement Brasil

• Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 00h47
  • Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 00h59

EMPREENDER UNIFESSPA JA BRASIL 01

Uma parceria entre o projeto de extensão “Empreender Unifesspa” e a Organização Não-Governamental (ONG) Junior Achievement Brasil foi firmada no último sábado, 6 de abril, durante um encontro sobre as atividades desenvolvidas para preparação de jovens ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

“Empreender Unifesspa - despertar competências por meio da educação empreendedora” é o projeto de extensão coordenado pelo Professor Rogério Ruas, do curso de Administração, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Unifesspa. O objetivo é proporcionar aos estudantes de ensino médio a experiência prática em economia e negócios através da organização e operação de uma empresa.

Aprovado no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) para execução em 2019, o projeto conta com uma bolsista, a estudante Maysa Tharsilla Lima e 14 voluntários interessados em participar da ação. Para o desenvolvimento da empresa, pelos estudantes de ensino médio, o projeto irá abordar temas como valores sociais da livre iniciativa, mostrar como funciona uma empresa desde sua criação até a fabricação de um produto e sua avaliação.

A inspiração para realizar este projeto de extensão em Rondon do Pará veio da Junior Achievement (JA). Criada há 100 anos, a JA é uma das maiores ONGs do mundo que atua com o método “aprender-fazendo” no estímulo e desenvolvimento de estudantes para o mercado de trabalho. Atende, pelo menos 350 mil jovens por ano, em todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

EMPREENDER UNIFESSPA JA BRASIL 02Integrante da JA Brasil no Pará, Miguel das Mercês contou um pouco de sua trajetória na organização e apresentou o “Miniempresa” ao coordenador, professor Rogerio e à bolsista Maysa e aos presentes no encontro: professores Gustavo Passos e Carlos Cesar Santos, o estudante Lucas Castro e o professor Evaldo Gomes Júnior, Diretor de Ação Intercultural da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantes (Proex) da Unifesspa.

“Participei do programa Miniempresa e, como estudante, conseguir desenvolver habilidades e aptidões que eu nunca imaginei desenvolver. Esse é o maior ganho para o estudante que participa e para a universidade que busca modificar a realidade da comunidade ao seu redor”, ressaltou Miguel das Mercês.

De acordo como professor Rogério Ruas, o projeto será realizado na Escola Estadual Dionísio Bentes que atende a 360 estudantes do ensino médio. Haverá uma seleção entre os estudantes do 2º e 3º ano para iniciar as atividades definidas em um cronograma já acertado com a escola. A parceria direta e não mais apenas inspiração do projeto de extensão, permitiu na manhã desse encontro, estratégias de aplicação do “Miniempresa” na realidade da escola em Rondon do Pará.

“Queremos mostrar a esses meninos que eles podem pensar para além das opções mais comuns, proporcionar uma experiência válida para toda a vida, tanto para o aluno quanto para a equipe”, destacou Ruas.

“A linha de pesquisa em que trabalho é educação empreendedora. Estudo e aplico em sala de aula metodologias ativas do empreender: ensinar ao aluno a como desenvolver as competências. Eu estou muito empolgado, vendo o potencial, e agora nosso desafio é impactar os nossos alunos para participar dessa atividade de extensão como voluntários e busquem impactar a comunidade”, disse o professor Gustavo Passos.