Página inicial > Últimas Notícias > Hoje tem cinema na Unifesspa! Confira a programação do Cinefront

Hoje tem cinema na Unifesspa! Confira a programação do Cinefront

• Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 11h30
  • Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 11h44

CINEFRONT PROGRAMAÇÃO

A 5ª edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront) realiza sessões gratuitas de cinema com caráter de mostra e debate de obras cinematográficas que abordam a realidade de regiões consideradas de fronteiras, como a Amazônia.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em parceria com movimentos sociais, outras universidades e a Secretaria Municipal de Cultura de Marabá e de São Félix do Xingu, o Cinefront terá sessões e debates em unidades da Unifesspa. Confira a programação até 18 de abril:

Marabá
Dia 15 de abril: Unidade 2, às 15h – “Dezinho: vida, sonho e luta” e “Manu: essa história não é só minha”; Unidade 1, às 19h – “A lenda da terra dourada”.
Dia 16 de abril: Unidade 3, às 9h – “Anel de tucum” e “Bandeiras verdes”; Unidade 1, às 15h: “Ex-Pajé”; e, às 19h: “Ararandeua”, “Ferida Amazônica” e “Dois Pesos”, com conversa com os diretores dos documentários.
Dia 17 de abril: Unidade 1, às 15h – “Expedito em busca de outros nortes” e “Mulheres, mães e viúvas da terra: sobrevivência da luta e esperança de justiça”; Sesc Marabá, na Cidade Nova, às 19h – “Ex-Pajé”.
E, o encerramento, dia 18 de abril, as sessões serão no auditório da Unidade 1, às 15h, com a exibição de “Conservadorismo em foco – um filme sobre a ideologia burguesa” e, às 19h, “As hiper mulheres”. Após a última sessão, o palco será o Tapiri Cultural com a apresentação musical do cantador Cláuber Martins.

São Félix do Xingu
No dia 15, serão exibidos “Ex-pajé” e “Ararandeua” e, ao final, debate em torno das questões antropológicas e de caráter ambientais apresentados pelos filmes. E, dia 16, último do evento na cidade, serão exibidos “Dois Pesos”, “As hiper mulheres” e “Mulheres, mães e viúvas da terra: sobrevivência da luta e esperança de justiça”, para que o debate seja voltado às questões sobre mulher.

Xinguara
O Instituto de Estudos dos Trópicos Úmido da Unifesspa fará exibições dia 17 de abril, às 16h e 19h das seguintes obras: “A lenda da terra dourada”, “Expedito em busca de outros nortes” e “Mulheres, mães e viúvas da terra: sobrevivência da luta e esperança de justiça”, com debates ao fim das sessões.

Demais sessões
O Festival também terá programação no Acampamento da Juventude, em Eldorado dos Carajás, de 13 a 15 de abril; na Aldeia Nova Jacundá, Povo Guarany Mbya, Araguaína (TO) e Porto Grande (AP).
Em Imperatriz (MA), a programação será na Universidade Federal do Maranhão de 15 a 17 de abril. Em Lima (Peru), a programação na Pontificia Universidad Católica aconteceu de 10 a 12 de abril com as seguintes obras: Amazônia, masato e petróleo (Produção: Lliga dels drets dels pobles), El verdadero Avatar (Direção: David Suzuki) e La espera, historias del Baguazo (Direção: Fernando Vílchez Rodríguez).

Cinefront 2019: faça download da Programação de Bolso