Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Documentários sobre assassinatos em conflitos de terra serão exibidos hoje no Cinefront
Início do conteúdo da página

Documentários sobre assassinatos em conflitos de terra serão exibidos hoje no Cinefront

  • Publicado: Quarta, 17 de Abril de 2019, 11h52
  • Última atualização em Quarta, 17 de Abril de 2019, 12h02

 

 

VIUVAS DA TERRA

EXPEDITO

 Os documentários “Expedito em Busca de Outros Nortes” e “Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta e Esperança de Justiça” serão exibidos no Cinefront, hoje, 17 de abril, ás 15h no auditório da Unidade 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em Marabá.

A exibição é atividade da programação do 5º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, o Cinefront, que chega ao seu penúltimo dia, com sessão também às 19h, no SESC Marabá (Serviço Social do Comércio), Cidade Nova.
“Mulheres, Mães e Viúvas da Terra: Sobrevivência da Luta e Esperança de Justiça” é uma produção de 2009 de Evandro Medeiros, professor na Unifesspa. Confira a sinopse: O documentário traz relatos de mulheres que, após o assassinato dos esposos em meio aos conflitos agrários no Pará, seguem garantindo a sobrevivência de suas famílias e assumem a coordenação dos trabalhadores rurais na luta pela terra e pelos direitos humanos. Entre as entrevistadas está Geraldina Canuto – falecida antes da finalização do filme – militante histórica da luta pelos direitos humanos, viúva de João Canuto (sindicalista assassinado em 1985) e mãe de Paulo e José Canuto (assassinados em 1990). Traz ainda relatos de Maria Joel (viúva de Dezinho, sindicalista assassinado em 2000) e de Marina Silva (viúva de Zé Pretinho, líder camponês assassinado em 1985).
De Aída Marques e Beto Novaes, a vida e morte do líder sindical Expedito Ribeiro de Souza é retratada em “Expedito em Busca de Outros Nortes”. A produção de 2006 apresenta a questão agrária na fronteira, enfrentada por trabalhadores rurais de Rio Maria, no sudeste do Pará, marcada pela concentração de terra e violência e faz o resgate da produção poética de Expedito declamada por Chico Buarque.
Exibido na TV Brasil e na TV educativa do Pará, o documentário já recebeu prêmios de melhor filme, na Mostra Internacional do Filme Etnográfico (2006); menção honrosa, do Ministério da Cultura (2006); e Prêmio Margarida de Prata, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB (2007). Assista ao trailer:

 

Expedito, em busca de outros nortes – MP2 Produções from Aída Marques on Vimeo.

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página