Página inicial > Últimas Notícias > Unifesspa divulga lista de selecionados e amplia vagas no Programa Junte-se

Unifesspa divulga lista de selecionados e amplia vagas no Programa Junte-se

• Publicado: Sábado, 17 de Agosto de 2019, 10h44
  • Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 13h50

Junte se SelecionadosA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu 452 inscrições para o programa de extensão Junte-se. E por causa dessa demanda expressiva, as vagas foram ampliadas de 185 para 293, como mostra a lista de selecionados ao programa publicada neste sábado, 17 de agosto. Acesse aqui.
As aulas nos 27 cursos ofertados de forma gratuita à população iniciam nesta segunda-feira, dia 19 de agosto. Para receber os selecionados no Junte-se, a Unifesspa convida a uma reunião também na segunda (19/08), às 18h, no auditório da Unidade 1 da universidade em Marabá, na Folha 31. Todos os selecionados devem comparecer para assinar o termo de participação no programa e para receber outras orientações em relação ao andamento do Junte-se.
A ação, lançada esse semestre pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da Unifesspa, visa contribuir para inclusão, troca e construção de saberes a partir da integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa em suas ações de ensino e extensão.
Das 452 inscrições, mais 160 foram somente ao curso de Libras. “Eu não esperava essa quantidade de inscrições nesse momento, por ser um programa novo e por ser uma em meio a tantas disciplinas ofertadas. Para além, esse número expressa a demanda necessária e urgente da população de Marabá pela língua do surdo”, disse o professor da disciplina Walber Costa.
O professor também se comprometeu em planejar outra turma para o curso de extensão Libras ainda esse semestre, já que agora só 13 foram selecionados. “É uma alegria fazer parte deste programa e torcemos para que também outras ideias como essa sejam permanentes na Unifesspa. Esse é o nosso dever e responsabilidade com a população, enquanto servidores públicos. Acreditamos que em meio a essa crise que vivemos no Brasil, isso ajuda a universidade se mostrar para os outros setores da sociedade e esta pode reconhecer o valor do ensino público e de qualidade, ao vivenciar o cotidiano da universidade”, destacou o professor.
Outras disciplinas que tiveram número expressivo de inscrição foram Psicologia da Saúde e Geologia. Os professores Carlos Nascimento e Marcelo Vial, respectivos responsáveis das disciplinas, resolveram receber todos os inscritos. Assim, Geologia passa a receber 29 e não 10 novos alunos; e Psicologia da Saúde terá 29 e não apenas 5 selecionados.
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Unifesspa errou ao divulgar as turmas de Didática e Formação Docente, Oleiricultura e Botânica sem mencionar que os cursos seriam no Instituto de Estudos do Xingu. Por isso, as vagas para as disciplinas de responsabilidade da Professora Natália Carnevali estão reabertas até 22 de agosto pelo SigEventos. Mas, o professor José Nazareno irá ofertar a disciplina Didática e Formação Docente em São Félix do Xingu, no período normal e, em Marabá, ao fim do semestre, de forma blocada, no período de 11 a 20 de dezembro de 2019.
O professor Diego Macedo, pró-reitor de extensão e assuntos estudantis da Unifesspa, destacou como um dos pontos positivos do Junte-se a interação entre a comunidade externa e estudantes e professores. “Além da certificação dos participantes, o Junte-se traz os outros setores da sociedade para dentro da Unifesspa. Os selecionados têm perfis diferentes, como professores ou servidores nos diversos setores públicos municipais de Marabá e de cidades vizinhas. São pessoas que trarão desafios aos nossos docentes, mas aprimoramento também; assim, como a troca de experiência entre a comunidade externa e nossos estudantes. O quantitativo de inscritos para o tempo de divulgação e inscrição foi surpreendente e esperamos que seja ainda maior quando abrirmos novas oportunidades nos próximos semestres”, concluiu o pró-reitor.

Confira aqui a lista de selecionados e os dias, horário e local para cada curso