Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Engenharia Mecânica realizaram com sucesso voo-teste do projeto de extensão de AeroDesign

• Publicado: Terça, 03 de Setembro de 2019, 14h55
  • Última atualização em Terça, 03 de Setembro de 2019, 15h05

AeroDesign 1

Os alunos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Femec/Unifesspa) realizaram com sucesso o primeiro voo do projeto de extensão de AeroDesign, na manhã do último domingo (01), na Associação Marabaense de Modelismo, localizada na Rodovia Transamazônica, KM 09, próximo ao novo estádio de futebol.

Oito alunos integram o projeto de extensão intitulado “Construção de uma aeronave não tripulada para competição Sae AeroDesign”, coordenado pela professora da Femec - Edilma Pereira Oliveira. Cerca de 25 pessoas puderam assistir ao voo-teste do projeto, inclusive um grupo de crianças levadas pelos pais e que estavam admiradas com a decolagem do avião que foi batizado pelos alunos de "Labigó".

No dia 08 de setembro os alunos farão o voo de acesso, com uma carga de 5kg, conforme previsto no regulamento da competição. Já no dia 17 será o prazo máximo de entrega do registro do voo em vídeo para participar da competição do SAE Brasil AeroDesign.

"O voo superou as expectativas. Foi bem rápido. Eu imaginava que ele ia ter que correr mais, mas decolou fácil. São necessários alguns ajustes, mas estamos dispostos a fazer o melhor por este projeto. Geralmente os primeiros voos são muito tensos, caem, quebram, mas esse foi um sucesso e estamos felizes”, disse Rafael Melo, presidente da Associação de Modelismo de Marabá (AMMO) e, na ocasião, piloto do avião.

"A sensação é incrível porque a gente trabalhou bastante. Parabenizo o empenho de todos os alunos. Estávamos com medo da aterrissagem, mas graças a Deus ocorreu tudo bem e nós estamos muito felizes. Vamos fazer os ajustes necessários, mas agora é só comemoração", destacou alegre o aluno William Cavalcante.

"Para o aluno Caio Reis, desde o início do projeto, os alunos quiseram fazer algo simples, mas eficaz. A decolagem do avião foi só a consequência de muito trabalho, estudo e dedicação. É uma vitória do grupo que desempenhou um trabalho muito bom", observou.

O associado da Ammo, Alexandre Barreto, que também esteve presente no evento, aproveitou a oportunidade para divulgar a realização do I AeroNorte - evento realizado pelos clubes de aeromodelismo do Pará, no período de 14 e 15 de setembro. O evento será aberto ao público compreendendo interessados e aeromodelistas do Pará, Maranhão e Tocantins.

Segundo o professor da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec), Franco Jefferds, o AeroDesign é um projeto antigo no Brasil, com mais de 20 anos. E a ideia é eles terem o contato com um projeto, compreendendo as dificuldades e os pormenores deles. Uma coisa é a teoria, outra coisa é a prática. Hoje foi uma grande aula fora da sala de aula", destacou o docente que acompanhou os alunos.

AeroDesign 2