Página inicial > Últimas Notícias > Em outubro tem Jogos Unifesspa!

Em outubro tem Jogos Unifesspa!

• Publicado: Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h06
  • Última atualização em Quarta, 04 de Setembro de 2019, 17h29

JOGOS UNIFESSPA_2018 (2).png

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) anuncia: em outubro terá Jogos Unifesspa 2019. O evento, que já está em sua quarta edição, tem por objetivo fomentar a integração entre a comunidade acadêmica por meio de atividades desportivas.
As competições serão em Marabá no período de 23 a 28 de outubro. Poderão participar estudantes em geral da Unifesspa, professores, técnicos-administrativos e terceirizados. Para esta edição, terão as modalidades: atletismo, tênis de mesa, handebol, futsal, basquete, natação, voleibol e xadrez, nas categorias masculino e feminino; e truco e vôlei de areia na categoria mista. Traz a novidade do e-sports e a alteração de futebol society por futebol de campo.
As inscrições serão gratuitas e condicionadas à doação de 1 quilo de alimento não-perecível que serão doados a instituições filantrópicas locais. O sistema eletrônico de inscrições e o regulamento do evento será divulgado até 10 de setembro pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, organizadora dos Jogos.
Os Jogos Unifesspa já têm programação pré-definida. A abertura, na noite do dia 23 de outubro, terá o acendimento da pira olímpica e dois jogos de futebol de campo. Tênis de mesa, truco, vôlei de areia, basquete e o futebol de campo serão no segundo dia, 24 de outubro. Na sexta, 25, vôlei de quadra, handebol, atletismo e natação, encerrando o dia com futebol de campo. 24 e 25, já estão reservados no calendário acadêmico, exclusivamente para o evento. Sábado e domingo serão os dias de e-sports e xadrez; e ainda nesses mesmos dias, serão as competições de futsal, modalidade que mais recebe inscrições, que tem finais programadas para a segunda, 28, encerramento do evento, dia do servidor público.
Os locais de competição serão ginásios municipal e de escolas públicas, clubes e outros espaços cedidos por parceiros dos Jogos Unifesspa e apresentados no congresso técnico, previsto para 18 de outubro.
A Proex realizou, no dia 26 de agosto, uma reunião ampliada para construir junto à comunidade acadêmica o evento, tanto para avaliação da edição de 2018, como em busca de estratégias para a edição de 2019, tendo em vista a situação orçamentária da Unifesspa e seus desdobramentos.
REUNIAO JOGOS 2019“A Administração Superior está engajada na viabilização desta edição dos Jogos. Dessa forma, foi possível destinar recursos ao evento como forma de manter a comunidade acadêmica integrada por meio do esporte e firmar a resistência da Unifesspa em se manter ativa, mesmo neste cenário de cortes de recursos nas universidades federais”, disse o professor Diego Macedo, pró-reitor na Proex.
“Toda a mobilização da comunidade acadêmica para realização dos Jogos permitiu que, assim como nas outras edições, se mantivesse com inscrições gratuitas, mesmo número de modalidades, as premiações e, ainda, inserção do e-sport”, destacou o professor Fábio Araújo, Diretor de Integração e Assistência Estudantil na Proex.