Página inicial > Área Restrita > Uncategorised > Programa de Extensão "Junte-se"

Programa de Extensão "Junte-se"

JUNTE SE PROFILE

É com o objetivo de contribuir para a inclusão, troca e construção de saberes, a partir da integração de setores externos com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão que o Programa de Extensão “Junte-se” é criado.
De iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o programa é realizado em duas etapas: primeiro, sua coordenação seleciona proposta de docentes da Unifesspa para oferta de vagas em componentes curriculares de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento; e, posteriormente, as disponibiliza à comunidade em geral dentro do seu período de oferta regular.
A ação tem diversas contribuições na articulação ensino e extensão: estimula os professores à participar de atividades de extensão, com a possibilidade de pelito de até 4 horas de atividade de extensão em seu Plano Individual de Trabalho (PIT) e desenvolver uma metodologia diferenciada que atenda o público do curso, mas também os novos perfis de participantes; contribui com a troca de saberes e experiencias entre professores, estudantes e a comunidade externa em determinada área de conhecimento; permite aos membros da comunidade externa, interessados em determinado curso, que obtenham uma certificação com carga horária da disciplina.
Esta relação universidade-sociedade contribui no processo de ensino-aprendizagem com a integração do ensino, da extensão e da pesquisa, estimulando a concretude da indissociabilidade desse tripé nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
O Programa de Extensão “Junte-se” cumpre os objetivos das políticas de extensão e ensino da Unifesspa quando fomenta o estreitamento de vínculos universidade-sociedade em uma relação de mútuo desenvolvimento e democratiza e difunde o conhecimento acadêmico, visando o comprometimento da universidade com o território em que está.

Objetivos

Geral: Contribuir para a inclusão, troca e construção de saberes, a partir da integração de setores externos com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão, por meio da oferta de vagas em componentes curriculares semestralmente.
Específicos:
• Coordenar a seleção de propostas de docentes da Unifesspa para oferta de vagas em componentes curriculares de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento;
• Ofertar vagas em componentes curriculares à comunidade em geral durante o período regular de sua execução como curso de extensão;
• Possibilitar o uso de até 4 horas semanais em atividade de extensão aos docentes da Unifesspa que forem selecionados ao Junte-se;
• Certificar os inscritos em determinado curso de extensão com carga horária igual a do componente curricular.

Acesse aqui o projeto do PROGRAMA DE EXTENSÃO JUNTE-SE e conheça sua Coordenação.

Edição 2020

A primeira etapa do programa foi realizada pelo Edital n° 07/2020 PROEX que em caráter de fluxo contínuo tem por finalidade selecionar propostas de docentes da Unifesspa para oferta de vagas em componentes curriculares de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, para posterior disponibilização à comunidade externa como cursos de extensão dentre os períodos de 2020.2, 2020.3 e 2020.4.

Confira aqui as publicações do Edital 07/2020

A segunda etapa do programa é direcionada ao público externo, por meio do Edital n° 08/2020 PROEX os interessados podem acessar as vagas em componentes curriculares de cursos de graduação da Unifesspa, em diferentes áreas do conhecimento, a serem oferecidos na modalidade de cursos de extensão no período 2020.2.

Confira aqui as publicações do Edital 08/2020.

Acesse aqui o Sistema SigEventos para realizar inscrições nos cursos de extensão ofertados.

Edição 2019

A primeira edição do Junte-se foi regulamentada pelo Edital n° 14/2019 PROEX para selecionar propostas de oferta de componentes curriculares para os períodos 2019.3 e 2019.4. O programa recebeu 453 inscrições da comunidade em geral nos 27 cursos ofertados pelos professores da Unifesspa. E, como inicialmente a oferta foi de 182 vagas, os professores resolveram ampliar esse número, alcançando o total de 293 vagas para a comunidade em geral.

Confira aqui:
Oferta de componente curriculares pelos professores da Unifesspa
Lista de Selecionados da Comunidade em Geral