Página inicial > Políticas de Extensão

Políticas de Extensão

POLÍTICAS DE EXTENSÃO

A Extensão Universitária é compreendida como um processo educativo, cultural, político e científico, articulado ao ensino e à pesquisa, de forma indissociável, e que viabiliza, através de ações concretas e contínuas, a relação transformadora entre a Universidade e a sociedade, propiciando a construção de uma universidade intercultural.

A Extensão Universitária promovida pela PROEX assumirá as seguintes diretrizes e princípios:

1. FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE, assumida através de três princípios:

- A Universidade deve ter uma função pública e suas ações de ensino, pesquisa e extensão não devem assumir conotação privada;

- A Universidade deve se posicionar no âmbito das relações de interesse e conflito da sociedade, de modo a intervir para reduzir as desigualdades sociais e reconhecer as diferenças culturais;

- A Universidade, diante da profunda difusão de uma leitura individualista de formação, deve cada vez mais interagir com movimentos sociais que publicizem o exercício formativo.

2. RELAÇÃO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE valorizando suas múltiplas dimensões (ética, sociocultural, econômico-produtiva, ecológica e político-organizativa) e a diversidade regional, tanto do ponto de vista da sociedade, como da natureza.

- Uma Universidade engajada nos processos de transformação social e territorial a partir de interesses, necessidades e lutas de reconhecimento de grupos subalternos.

- “A Universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação da desigualdade e da exclusão social existentes no Brasil” (FORPROEX, 2012, p. 21), compreendendo as inúmeras desigualdades materiais e simbólicas.

3. CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE INTERCULTURAL:

- A Universidade, na sua práxis científica, artística e tecnológica, deve assumir os princípios da relação dialógica de saberes, de práticas de conhecimento e de ação, fortalecendo a colaboração em projetos de emancipação humana.

- A Universidade como espaço de formação intercultural e de promoção de diálogo de saberes, tendo em vista que as múltiplas formas de produção do conhecimento devem se encontrar e ser a base para os processos formativos no campo universitário, que, desse modo, deve ser o espaço da pluralidade cultural e epistemológica.

4. PARTICIPAÇÃO E TRANSPARÊNCIA COMO PRINCÍPIOS DE DEMOCRATIZAÇÃO E DE ORGANIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:

- A democratização da gestão deverá ser erguida nas bases de uma democracia participativa que se difere da representativa por ampliar a base de debate na tomada de decisões, levando em consideração sugestões dos diversos agentes da Universidade, de movimentos sociais, de organizações não governamentais, dentre outros, no encaminhamento dos processos acadêmicos.