Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

FESTIVAL INTERNACIONAL AMAZÔNIDA DE CINEMA DE FRONTEIRA

 

O Festiva Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira - FIA CINEFRONT é um evento com caráter de mostra e debate de obras cinematográficas que abordam a realidade de regiões consideradas periféricas, caso da Amazônia. Desde o período colonial explorada como fonte de matéria-prima e recursos minerais, foi tomada durante a Ditadura Militar como vazio demográfico a ser ocupado por questão de "segurança nacional" e hoje figura como figura potencial hidrelétrico, do agronegócio e da mineração.

A Amazônia exporta riqueza e acumula conflitos sociais e degradação ambiental graves e é nesse cenário que surge a importância da produção do cinema documentário e ficcional, que tematize e problematize a sociedade e suas contradições. Mais que trazer à tela a realidade vivenciadas nestes contextos, o FIA CINEFRONT propõe odebate do conceito de "fronteira", cuja perspectiva tende a fortalecer a lógica segundo a qual o mundo e a sociedade têm um centro legítimo de existência.

O festival quer demonstrar, por meio do cinema, que existe uma dinâmica social própria que envolve vida, trabalho, cultura, modos singulares de existir e de se relacionar com o mundo e com o meio em que se vive, independentemente daquilo que é engendrado pelos interesses dos chamados "centros". É em nome do "desenvolvimento econômico" dos "centros" que as periferias - fronteiras - são drasticamente impactadas. O festival surge como mostra de denúncia da degradação humana e ecológica permeada pelo desenvolvimento econômico, mas celebra as lutas sociais e a re-existência popular local abrindo espaço ao cinema, a imagem, à fala e ao fazer cinematográfico desde os fronts.

O festival pretende homenagear, a cada edição, diretores e produtores fílmicos cujo conjunto de suas obras represente contribuição cinematográfica para reflexão da realidade vivida nas "fronteiras-periferias" de nossa sociedade, na Amazônia e no mundo.

 

 

Veja Também

 

 

Acompanhe também as imagens deste evento em nossa Galeria de Imagens - Flickr

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página