Página inicial > Publicações internas da DEXT > Ações Culturais > Ações Culturais - Radio Web da Unifesspa

RÁDIO WEB DA UNIFESSPA

O projeto de radio web da UNIFESSPA constitui-se numa ação de extensão e comunicação proposto e executado pela parceria entre a PROEX, CTIC e a Vice-Reitoria, a ser desenvolvida como ação de divulgação daquilo que a universidade produz como ensino, pesquisa e extensão, assim como a veiculação de informações administrativas de interesse da comunidade acadêmica e sociedade local em que os campus da universidade estão instalados. Sendo um novo canal de comunicação e integração da comunidade acadêmica internamente e com a sociedade regional.

Privilegiando noticias sobre acontecimentos das cidades do sul e sudeste do Pará, articulando à informações globais, a rádio web visa aproximar ouvintes de diálogos críticos sobre temáticas que dizem respeito a realidade local, regional, nacional e mundial, e fomentar debates e reflexões a partir do conhecimento produzido pela universidade em relação a estes acontecimentos e fatos em geral. Além disto, a rádio tem importância por ser um veiculo de divulgação da produção musical e artística local e regional, contribuindo para o fortalecimento da classe artística paraense.

Uma rádio universitária tem o dever e possibilidade de provocar experiencias culturais diferenciadas das rádios comerciais, com programas que valorizem a diversidade musical, nacional e internacional, sem reproduzir a cultura de massa e a veiculação da produção musical que tendem a simples reprodução da alienação social, por estimularem o preconceito de classe, racismo, machismo, homofobia, etc. Algo muito forte nas músicas da moda no  Brasil. Se objetiva, portanto, fazer uma rádio universitária como uma ação de extensão e comunicação comprometida com a informação crítica e a veiculação de musicas de qualidade, ampliando a missão formativa da universidade para além do ensino e pesquisa.