Ir direto para menu de acessibilidade.

Idiomas

Buscar no portal

Busca

Opções de acessibilidade

Página inicial > Últimas Notícias > Vem aí o 6º FIA CineFront totalmente online e gratuito em plataforma de streaming própria
Início do conteúdo da página

Vem aí o 6º FIA CineFront totalmente online e gratuito em plataforma de streaming própria

  • Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 14h57
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 09h27

banner email_fia cinefront 2020_cartazes oficiais_2 (1)-compressed.jpg

O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira - FIA CINEFRONT chega a sua sexta edição em um formato totalmente novo: online, ocorrendo durante um mês e em uma plataforma de streaming lançada especialmente para a exibição dos materiais audiovisuais do festival. O Festival é totalmente gratuito.

O FIA CINEFRONT é um evento composto por mostra e debates de obras cinematográficas que abordam a realidade amazônica e de outras regiões periféricas que sofrem as consequências dos processos de desenvolvimento pautados pela expansão capitalista. De caráter não competitivo, o festival consiste também em oportunidade de pautar as lutas sociais por direitos, igualdade, justiça e dignidade das populações das regiões periféricas do mundo. Além de obras selecionadas no presente regulamento, a programação principal do VI FIA CINEFRONT será composta por trabalhos convidados pela curadoria, levando em consideração sua relevância à temática e homenagens a serem realizadas. 

Com apoio de várias instituições parceiras, entre elas a Unifesspa, e financiado pela lei estadual paraense Aldir Blanc de Emergência Cultural, o festival irá ocorrer entre os dias 15 de abril e 15 de maio de 2021, pela plataforma própria cinefront.org. A sexta edital estava planejada para o ano de 2020 no formato presencial, mas em decorrência da pandemia por Covid-19 foi suspensa sendo retomada agora em novo formato de acordo com as possibilidades sanitárias. Na programação, além dos filmes, ocorrerão mesas redondas, sessões especiais com participação de homenageados, oficinas e uma exposição fotográfica da obra de Miguel Chikaoka. A programação final consta no Catalogo logo abaixo.

Com muito orgulho e como forma de convite à participação de todos, o Coletivo Cinefront apresenta o Catálogo da 6° Edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira (FIA Cinefront). 
 
Nesta edição o evento será online com a exibição dos curtas e longas metragem e exibição fotográfica do artista Miguel Chicaoka por meio da plataforma www.cinefront.org (online apenas dia 15/04), das mesas de debate e de homenagem pelo canal do FIA Cinefront no Youtube e com inscrições para os minicursos e oficinas através do SigEventos Unifesspa.
 
 
Acompanhe o evento pelas redes sociais: Instagram e Facebook
 
Sejam muito bem-vindos ao 6° FIA Cinefront!

 

Confira a lista dos filmes e documentários: 

Obra Direção
Pureza (2019) Renato Barbieri
Tiempos de Lucha, aciones de una comuna (2020) Jesús Reyes, Jesús García e Víctor Hugo Rivera
Servidão (2019) Renato Barbieri
Transamazônica: Utopias na selva (2021)  {Série} Luiz Arnaldo Campos
Depois do Vendaval (2019) José Carlos Asbeg, Luiz
Arnaldo Campos e Sérgio Péo
Encantadas - Mulheres e suas
lutas na Amazônia (2018)
Taís Lobo e Milena Argenta
Labirinto de papel (2014) André Araújo e Roberto
Giovannetti
Mokambo (2018) Soraya Mesquita
Chão (2019) Camila Freitas
Gwaj ba nhõ pyka, a nossa Terra
(2014/2015)
Simone Giovine
Histórias de Cumaru (2018) Simone Giovine
Pi'y – Castanha (2017) Simone Giovine
Atordoado, Eu Permaneço
Atento (2019)
Henrique Amud & Lucas H.
Rossi dos Santos
Pedral do Caminho (2019) Fiama Rodrigues Silva
Transamazônia (2019) Renata Taylor, Débora
McDowell e Bea Morbach
Caiçaras - Às Margens do Brasil
(2017)
Guilherme Rodrigues

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Lista atualizada dia 24/03/2021 às 18:30h.

 

fia cinefront 2020_cartazes oficiais_2 (3) (1).jpg

 

#AD

#ParaTodosVerem. Card de divulgação do 6º Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira.

Card em formato retangular, na posição vertical. Sobre fundo cinza, na parte superior, um tronco de árvore cortado. Na margem superior, centralizado sobre o tronco, o título: SEXTO FIA FESTIVAL INTERNACIONAL AMAZÔNIDA DE CINEMA DE FRONTEIRA CINEFRONT. 15/ABRIL A 15/MAIO DE 2021 www.cinefront.org. Na base do tronco, chamas queimando árvores e a sombra de uma silhueta de homem.  Na linha seguinte, no centro, uma foto preto e branco de um indígena com uma filmadora no ombro esquerdo. Ele tem cabelo preto, longo e liso.  No lado direito do rosto tem uma pintura e o olho direito está fechado e o queixo levemente erguido. Usa brinco e colar. Sob a foto, escrita em letras maiúsculas, pretas e brancas, em duas linhas subsequentes, a frase: NOSSO CINEMA É DE LUTA PELA TERRA, DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA, VIDA, LIBERDADE, RIOS, FLORESTA AMAZÔNICA. No rodapé, a identidade visual das instituições apoiadoras do evento. Sesc. Prefeitura de Marabá. Secretaria Municipal de Cultura. Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz. Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará Marabá. Campus Porto Grande, Instituto Federal Amapá. Universidade Estadual do Pará. Tramateia Produções. CPT. Brigadas Populares. MAN. Fundação Cultura do Estado do Pará. Governo do Pará. UNIFESSPA. Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará.  Aldir Blanc Pará. SECULT, Secretaria de Cultura. Governo do Pará. Secretaria Especial da Cultura. Ministério do Turismo. Pátria Amada Brasil, Governo Federal. Fim da descrição. 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página