Página inicial > Últimas Notícias > VerExtensão: Jornal ABC da Ciência, um instrumento de alfabetização Científica

VerExtensão: Jornal ABC da Ciência, um instrumento de alfabetização Científica

Programa de Extensão do IESB busca popularizar o conhecimento produzido nas universidades, bem como mostrar para sociedade que a academia não é algo distante de suas vidas.

• Publicado: Sexta, 10 de Março de 2023, 15h42
  • Última atualização em Sexta, 10 de Março de 2023, 16h53

Com início em 2020, o Programa de Extensão “Alfabetização Científica: das ruas para as redes sociais” coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Fernando da Silva Siqueira do Curso de Ciências Biológicas do IESB/Unifesspa nasce com um desafio: seria possível transformar a linguagem científica dos trabalhos a serem divulgados em uma linguagem acessível, que permita a compreensão da sociedade?

Partindo desta problemática, essa ação extensionista e a que lhe sucedeu a partir de 2022 (o Programa de Extensão “Jornal Alfabetização Científica: segundo biênio”) buscaram criar processos de alfabetização científica, com ações de ensino de ciências em escolas e feiras livres, assim como a produção de jornal para divulgação científica.

O Jornal ABC da Ciência trata-se de uma publicação bimensal que já se encontra na sua décima terceira edição. Ele é constituído de uma diversidade de colunas, que contemplam assuntos como: divulgação de espécies da fauna e da flora das regiões Norte e Nordeste, abordagem de temas cotidianos a partir de um olhar filosófico, receitas que utilizam plantas alimentícias não convencionais, biografias de cientistas brasileiros, entrevistas com futuros cientistas, matérias sobre saúde e cuidados com a sociedade, entre outros.

Tais ações têm contado com recursos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão, possibilitando apoio financeiro a diversos graduandos que já participaram da equipe extensionista, bem como já obteve patrocínio da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas/COP25, pelo reconhecimento que teve como importante instrumento de difusão e sensibilização sobre a sustentabilidade ambiental no Brasil.

abc da ciencia - capa ed 13.JPG
Uma das ex-bolsistas do programa, a egressa do Bacharelado em Ciências Biológicas da Unifesspa Valéria Cristina, tomou este fazer extensionista como objeto do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Confira no vídeo postado em nosso instagram um pouco mais sobre esta experiência a partir da perspectiva da extensionista.

A edição atual e as anteriores do jornal podem ser acessados em: https://linktr.ee/ac_unifesspa?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=5615d325-36b4-419c-8a92-56af087ca2dc. Além disso, as matérias de cada edição são inseridas no Blog ABC da Ciência: https://abcdaciencia.wordpress.com/. Curta a página no Instagram do ABC da Ciência e confira mais informações sobre este importante programa: https://www.instagram.com/ac_unifesspa/.

Texto: César Augusto Paro e Felipe Fernando da Silva Siqueira

Produção de vídeo: César Augusto Paro e Liza Betsy