Página inicial > Últimas Notícias > Divisão de Extensão adota trâmite em editais unificados para seleção de programas e projetos financiados com bolsistas

• Publicado: Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 09h04
  • Última atualização em Sexta, 09 de Fevereiro de 2024, 11h15

_feed (90).png

A partir deste ano, a Proex/Unifesspa, por meio da Divisão de Extensão, irá implementar um novo trâmite para seleção dos programas e projetos contemplados com financiamento da pró-reitoria destinado a bolsistas de extensão. Ao contrário do executado em anos anteriores onde os editais foram espaçados, principalmente aqueles ligados às Ações Permanentes, o trâmite agora incluirá o lançamento de apenas um edital para cada categoria de ação fomentada.

Segundo o Prof. Dr. Marcelo Gaudêncio, diretor da Divisão de Extensão, tal mudança foi pensada como fruto de uma reflexão interna que já vem sendo feita com cuidado e ponderação desde o fim do ano passado, é irá trazer melhorias tanto para a Comunidade Acadêmica, como para o setor administrativo da universidade ligado as seleções. "A pró-reitoria agora irá fazer editais unificados, primeiro, para diminuir o quantitativo de editais, para a comunidade em geral isso deixava a localização na plataforma de editais mais fácil, já para os servidores da PROEX isso irá trazer mais economia de tempo e melhor organização interna, visando não sobrecarregar os servidores.". Outro ponto enfatizado pelo diretor foi que esse novo trâmite pretende gerar uma desburocratização do processo no momento de seleção e avaliação das atividades e otimizar o armazenamento de informações.

Serão lançados dois editais, um para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e outro para as Ações Permanentes de Extensão (APEX). O Programa Institucional de Bolsas de Extensão destina-se a financiar Programas e Projetos originários das unidades acadêmicas ou administrativas da universidade, com potencial de implementar e propor, de forma qualitativa, experiências acadêmicas na relação universidade-sociedade, com ênfase na transformação social e territorial, visando o fortalecimento e ampliação das atividades de extensão da Unifesspa. Já as Ações Permanentes de Extensão são as de iniciativa da PROEX ou por ela tornadas permanentes que têm como objetivo atender políticas afirmativas da universidade bem como demanda socialmente relevante.

_feed (89).png

O processo se inicia com a submissão de propostas de projetos e programas por docentes ou técnicos administrativos em educação com nível superior do quadro efetivo da Unifesspa, exclusivamente no Menu Extensão no SIGAA, posteriormente haverá uma avaliação pela equipe de avaliadores ad hoc e equipe técnica da DIEX, que irá produzir um ranking decrescente. Após a etapa de seleção dos projetos, os coordenadores selecionados irão gerir a inscrição e seleção dos bolsistas de extensão, estando a candidatura voltada aos discentes de graduação. As bolsas serão pagas diretamente pela PROEX, com recursos oriundos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

O processo unificado já começa a ser implementado por meio  editais n° 01/2024 PROEX - Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) e n° 02/2024 PROEX - Ações Permanentes de Extensão (APEX), que irão ofertar juntos 162 bolsas de extensão para graduandos no valor de RS 600,00 (seiscentos) reais mensais durante períodos de vigência que variam de 09 (nove) a 21 (vinte e um) meses. Serão contemplados 21 (vinte e uma) Ações Permanentes, 10(dez) programas e 32 (trinta e dois) projetos. As inscrições estarão abertas para cadastro de propostas dos servidores entre os dias 09 a 22/02/2024, posteriormente a seleção dos projetos contemplados, se abrirá o período de inscrição para discentes interessados em atuarem como bolsistas de extensão.