Página inicial > Últimas Notícias > Fim de semana cultural agita Santana do Araguaia com VI Mucanpa e I Culticid

Fim de semana cultural agita Santana do Araguaia com VI Mucanpa e I Culticid

• Publicado: Terça, 13 de Novembro de 2018, 18h00
  • Última atualização em Quarta, 14 de Novembro de 2018, 07h05

MUCANPA 2018 SANTANA 3

A Unifesspa e o Departamento de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Santana do Araguaia, realizaram um fim de semana repleto de atividades no Centro Cultural da Cidade nos dias 9 e 10 de novembro. Na programação: a I Cultura na Cidade (I CultCid) e a VI Mostra Universitária da Canção Paraense (VI Mucanpa).

O I CultCid foi organizado para mostra das atividades realizadas no Centro Cultural pelo Departamento de Cultura da Semed. Pelo menos 500 pessoas estão inscritas em atividades de capoeira, violão, pintura e artesanato, canto e aulas de danças culturais infantis, zumba e aerobox. “O evento nos permitiu mostrar à comunidade as diversas atividades culturais desenvolvidas no Centro e apresentar nossos grandes talentos, tanto na música, como na moda, na dança”, disse Sandrinho Brito, chefe do Departamento de Cultura.MUCANPA 2018 SANTANA 6

Dentre as atividades realizadas no dia 9 de novembro, foi promovido um bazar com confecção, calçados e outros itens doados pela população para serem vendidos com intuito de angariar fundos para as atividades realizadas pelo próprio Centro Cultural. E teve exibição de filmes para crianças e adolescentes, apresentações musicais de artistas locais e um desfile de moda, do projeto “Reciclo Afro”, coordenado pela professora Angela Maria. As roupas foram feitas a partir de materiais recicláveis e inspiradas na cultura afro-brasileira e os modelos foram os próprios alunos que participam do projeto.

O primeiro dia de atividades encerrou com a primeira ação da Mucanpa com uma roda de conversa “A diversidade no ensino superior: o NUADE na Unifesspa” pelo professor Jerônimo Silva, coordenador geral do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade) da Unifesspa.

MUCANPA 2018 SANTANA 2Na noite do dia 10, a Mucanpa levou para o Centro Cultural os cinco cantores e compositores inscritos para Santana do Araguaia: João Pedro Ferreira do Nascimento; Manoel Roberto Gonçalves Freitas; Elveciane Lima; Ezequias Garcia; Aylla Reis e Dan Nascimento.

Inscrito para música e poesia, João Pedro Ferreira, de 71 anos, é um artista local, reconhecido por suas muitas composições musicais e poéticas desenvolvidas, na maioria das vezes, com base em fatos históricos e sociais de grandes repercussões.

MUCANPA 2018 SANTANA 4Quem se apresentou também foi Ezequias Garcia, pela segunda vez na Mucanpa. Cantor gospel da região, Ezequias apresentou a canção “Canção pra te adorar”, de seu cd. “Foi um momento de muita emoção para mim. Essa canção retrata tudo aquilo que eu desejo ser e faz parte deste álbum que já apresentei em cidades do Pará e do Mato Grosso”, ressaltou o cantor.

Jorginho Ropha, cantor marabaense, encerrou as atividades culturais com um show de músicas regionais que animou o público. “O fim de semana cultural em Santana do Araguaia foi bem proveitoso. Foi gratificante ver a comunidade empenhada na realização do CultCid e da Mucanpa. Essa integração engrandeceu o evento e os artistas locais que se apresentaram”, disse Evaldo Gomes Júnior, Diretor de Ação Intercultural da Proex, responsável pela Mucanpa.

MUCANPA 2018 SANTANA 1