Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Seminários Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil da Unifesspa acontecem em Rondon do Pará
Início do conteúdo da página

Seminários Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil da Unifesspa acontecem em Rondon do Pará

  • Publicado: Sexta, 10 de Maio de 2019, 10h40
  • Última atualização em Sexta, 10 de Maio de 2019, 11h14

 

 Seminarios ICSA 01

Servidores e estudantes do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) participaram dos Seminários Multicampi de Extensão e Assistência Estudantil no dia 9 de maio, em Rondon do Pará.

A ação é promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Assistência Estudantil (Proex) da Unifesspa com o objetivo de estabelecer diálogo com a comunidade acadêmica do ICSA sobre as temáticas em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) e os Núcleos de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) e de Diversidade (Nuade).

Para dar boas-vindas aos presentes, Diego Macedo ressaltou que este é um espaço de diálogo sobre a função social da universidade. “Este é um momento em que podemos conversar sobre o que realmente fazemos na universidade. Não podemos pensar a entrada de vocês aqui nesta universidade pública ou do que é feito aqui para sociedade como naturais e nem permitir que se reproduzam discursos sobre o que não fazemos”, disse o pró-reitor.

“A prática extensionista é presente no Instituto, realizada por meio de diversos projetos, e nossa expectativa é que haja a participação de nossa comunidade para trocar experiências e dialogar sobre o ICSA: o nosso lugar”, disse a professora Marcilene Araújo, diretora adjunta do Instituto, na abertura dos seminários.

Seminário de Extensão

Seminarios ICSA 06A mesa-redonda “A Extensão na Região Sul e Sudeste do Pará sob a perspectiva do novo marco regulatório” do Seminário de Extensão apresentou aos presentes as práticas extensionistas da Unifesspa por meio de servidores da Proex e professores do ICSA.

O professor Mário César Oliveira destacou a importância da universidade e de como ela retribui os investimentos da sociedade por meio de ações extensionistas, de pesquisa, de formação dos estudantes e também de giro econômico. “Dentre as ações aprovadas para este ano no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX), o ICSA realiza projetos de verificação de custos hospitalares, orientação de gestão aos feirantes e até apoio à comunidade com ações relacionadas à Agência da Receita Federal”, disse Mário César.

Ivonilce Brelaz, servidora da Unifesspa na Proex, trouxe em sua fala a desmistificação sobre o que é extensão. “A extensão não deve ser uma atividade para a comunidade acadêmica, nem assistencialista. O objetivo é a emancipação dos sujeitos, de democratização da cultura, ensino e mobilidade social para a sociedade”, falou a Chefe da Divisão de Programas e Projetos da Proex.

Outros projetos realizados pelo ICSA foram apresentados pelo professor Gustavo Passos Fortes. Intervenções na gestão e orientações empresariais às pequenas empresas da região; aplicação de conceitos de empreendorismo aos alunos de ensino médio; e também a esse público, os estudantes da Unifesspa aplicarão a metodologia do 5S”.

Seminarios ICSA 05“É interessante a adesão dos estudantes às práticas extensionistas. Ainda que não tenham sido selecionados às bolsas, tem projeto com 12 a 15 voluntários, por exemplo. Não estão só adquirindo conhecimento para exercer uma profissão. Estão exercendo o papel social da extensão de levar à sociedade tudo o que é produzido aqui”, falou Gustavo.

Por fim, o professor Normando Viana apresentou as novidades diretrizes da extensão, homologadas em dezembro de 2018, a serem cumpridas pela universidade até 2021. “O papel da Proex não é realizar, mas fomentar as práticas extensionista e apoiar a comunidade acadêmica nas ações e no ajuste dos cursos à novas propostas como a efetivação de 10% da carga horária com atividades de extensão”, disse Normando.

Um debate após a mesa levantou questões acerca da participação em projetos, sobre o impacto dos cortes orçamentários realizados pelo Ministério da Educação (MEC) e estratégias de divulgação das atividades de extensão à sociedade rondonense.

Mariel de Jesus, técnico-administrativo no ICSA, participou do Seminário e apresentou uma proposta para ação de extensão. “Um colega e eu pensamos em ofertar curso de informática básica para grupos específicos: estudantes da educação básica, idosos”.

“Este evento como espaço de diálogo nos dá ideias para ações na mobilização estudantil contra os cortes nos orçamentos nas instituições federais de ensino. Podemos, por exemplo, mostrar à sociedade o que está sendo feito por nós nos diversos e diferentes lugares através da extensão”, ressaltou Yuri Favacho, estudante no ICSA.

Seminário de Assistência Estudantil

Seminarios ICSA 04O Seminário de Assistência Estudantil da Unifesspa reuniu estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo do ICSA para falar sobre a Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), decreto n° 7234/2010 e sua execução na Unifesspa.

A mesa-redonda “Diálogos sobre a política de assistência estudantil na Unifesspa” teve a participação de Edilane Figueiredo, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia); Daniel Nogueira, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); os assistentes sociais Elino Benício e Valdelina Queiroz, da Proex; e as estudantes Maysa Tharsilla Lima e Rita de Cásia Costa.

Foram as estudantes que trouxeram um perfil dos estudantes do ICSA. Para Rita de Cássia, a política de assistência estudantil é fator elementar para permanência do estudante. “Foi bom ter recebido os 400 reais da bolsa, mas meu ganho maior foram os colegas que consegui auxiliar com o apoio pedagógico”, falou a estudante de Ciências Contábeis.

As ações do Naia acerca de orientações e apoio pedagógico foram apresentadas pela servidora do Núcleo, Edilane Figueiredo. “Conseguimos ofertar, por exemplo, 8 kits pedagógicos para aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, como leitor de tela, celular, tablet, no valor de R$ 2528,00”, disse a servidora.

Seminarios ICSA 03Elino Benício, natural de Rondon do Pará, falou da satisfação em estar no instituto como servidor. “Nem o rondoniense mais otimista acreditaria que nos últimos 10 anos teríamos uma universidade pública federal na cidade. E estar aqui falando de política estudantil em Rondon é muito significativo para mim”, disse o assistente social na Proex que apresentou a política de assistência estudantil na Unifesspa.

Também falaram sobre modalidades de auxílio de assistência estudantil a assistente social Valdelina Queiroz e o professor Daniel Nogueira, tanto ofertados através da Proex como na Proeg.

Por fim, o professor Fábio Araújo, elencou como o orçamento do PNAES é utilizado na instituição e o perfil socioeconômico e comportamental dos estudantes da Unifesspa.

Após a mesa, durante o debate sobre a temática, o professor Djalma Matos Júnior alertou os estudantes para os impactos de cortes no orçamento das universidades e a partir de sua trajetória na academia. “Essas políticas voltadas aos estudantes que estão sendo discutidas com vocês hoje aqui são auxílios que eu não tive acesso, mas que foi alcançado por lutas sociais”, lembrou o professor de Ciências Contábeis.

Rede de saberes

Hoje à tarde, 10 de maio, a programação da Proex em parceria com o ICSA e Nuade, continuam a partir das 14h, no instituto. Na programação, a mesa-redonda reunirá representantes da Unifesspa: professora Ingrid Bassi, do ICSA, Evaldo Gomes, da Proex e Jerônimo Silva, do Nuade; e de representantes da Educação Básica: Rafael da Silva Pereira, professor na Escola Dionísio Gomes; Rosiane de Montreuil e Vilma Linhares, respectivos secretários municipais de educação dos municípios de Rondon do Pará e Abel Figueiredo.

Também serão apresentados os cursos da Unifesspa pelos estudantes do ICSA e pelos professores Fábio Araújo e Daniel Nogueira. Para encerrar, uma programação cultural envolverá a comunidade acadêmica e externa com sarau e as apresentações do Grupo de Teatro Grande Otelo e dos cantores Jadson Silva e Jonilson Pereira.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página