Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Confira a agenda cultural do IV DCIMA na Unifesspa
Início do conteúdo da página

Confira a agenda cultural do IV DCIMA na Unifesspa

  • Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 08h54
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 08h55

 

 

Em parceria com o IV Colóquio Internacional Discurso e Mídia na Amazônia (IV DCIMA), a Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos e Assuntos Estudantis (Proex), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), preparou uma agenda cultural entre os dias 7 a 9 de agosto.
Atendendo ao objetivo do IV DCIMA que é debater a produção acadêmica acerca da relação entre discurso e mídia nos estudos e experiências interculturais que se realizam na e sobre a Amazônia, as atividades culturais serão com rodas de conversa entre autores; sarau de poesia e contação de histórias de Marabá e região, realizada pela Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo; debate sobre produção audiovisual nas escolas; e música com palco aberto, convidados e Grupo Mayrabá, trazendo o carimbó – patrimônio cultural imaterial do país.

 IV DCIMA AGENDA CULTURAL

Confira a AGENDA CULTURAL

Pôr-do-Sol Cultural – 07 de agosto, de 17h às 19h
Local: espaço entre os prédios multiuso e administrativo, Unifesspa Unidade III
- Roda de autores (apresentação de produções recentes por autores e/ou organizadores de livros, e-books e revistas)
- Palco Aberto – voz e violão com artistas da Unifesspa
- “Banzeiro Cultural” – sarau de poesias e contação de histórias de Marabá e região (Parceria - Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo)


Feira Camponesa – 8 de agosto, das 8h às 15h
Local: Unifesspa Unidade III – Campus Marabá
Evento: Feira Camponesa, exposição de artesanato e livros, pintura corporal indígena. (Parceria – agricultores, artesãos e indígenas)

Filmes de Escola: experimentação audiovisual levada à sério em Marabá, Sudeste do Pará, de 17h às 19h
Local: Auditório da Unifesspa Unidade III – Campus Marabá
Mesa com os discentes do curso de Artes Visuais e mediação da professora Silvia Helena Cardoso, do ILLA (Unifesspa)

 

Cultural de Encerramento: Carimbó: patrimônio cultural imaterial do Brasil – 9 de agosto, a partir das 17h
Local: Unidade I da Unifesspa
Grupo Mayrabá e Artistas locais


IV DCIMA, na Unifesspa
O evento é organizado pelo Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), Grupo de Estudos Interculturais da Amazônia (GEIA), Grupo de Estudos de Discurso e Dinâmicas Amazônicas (GEDDA) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa), com o tema "Mídia e Discurso na Amazônia: Interculturalidade e Resistência".
O evento com caráter itinerante vai acontecer nos dias 07 a 09 de agosto, no Campus de Marabá da Unifesspa. Tendo sido realizado na Universidade Federal do Pará (2013, 2015) e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 2017. Os Anais do evento estão disponíveis na web desde a primeira edição e já foram publicados mais de 600 trabalhos completos apresentados em comunicação oral nos simpósios.
O principal objetivo do DCIMA é fortalecer a pesquisa na Amazônia brasileira. Em todas as edições houve a participação intensa de pesquisadores e alunos da região, inclusive com atenção especial aos professores da educação básica.
Nesta edição o evento tem como objetivo debater a produção acadêmica acerca da relação entre discurso e mídia nos estudos e experiências interculturais que se realizam na e sobre a Amazônia, dentro de um contexto em que se faz imperativa a resistência aos ataques às possibilidades de convivência e diálogo entre os saberes populares, acadêmicos e dos povos originários, experiência ainda jovem e plena de potencialidades. A programação do evento contará com conferências, simpósios temáticos, comunicações individuais e atividades culturais.

Confira a Programação Geral do IV DCIMA

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página