Página inicial > Programa de Extensão "Junte-se"

Programa de Extensão "Junte-se"

sigeventos01

É com o objetivo de contribuir para a inclusão, troca e construção de saberes, a partir da integração de setores externos com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão que o Programa de Extensão “Junte-se” é criado.
De iniciativa das Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o programa é realizado em duas etapas: primeiro, sua coordenação seleciona proposta de docentes da Unifesspa para oferta de vagas em componentes curriculares de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento; e, posteriormente, as disponibiliza à comunidade em geral dentro do seu período de oferta regular.
A ação tem diversas contribuições na articulação ensino e extensão: estimula os professores à participar de atividades de extensão, com a possibilidade de pelito de até 4 horas de atividade de extensão em seu Plano Individual de Trabalho (PIT) e desenvolver uma metodologia diferenciada que atenda o público do curso, mas também os novos perfis de participantes; contribui com a troca de saberes e experiencias entre professores, estudantes e a comunidade externa em determinada área de conhecimento; permite aos membros da comunidade externa, interessados em determinado curso, que obtenham uma certificação com carga horária da disciplina.
Esta relação universidade-sociedade contribui no processo de ensino-aprendizagem com a integração do ensino, da extensão e da pesquisa, estimulando a concretude da indissociabilidade desse tripé nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.
O Programa de Extensão “Junte-se” cumpre os objetivos das políticas de extensão e ensino da Unifesspa quando fomenta o estreitamento de vínculos universidade-sociedade em uma relação de mútuo desenvolvimento e democratiza e difunde o conhecimento acadêmico, visando o comprometimento da universidade com o território em que está.

Objetivos

Geral: Contribuir para a inclusão, troca e construção de saberes, a partir da integração de setores externos com a comunidade acadêmica no desenvolvimento de ações de ensino e de extensão, por meio da oferta de vagas em componentes curriculares semestralmente.
Específicos:
• Coordenar a seleção de propostas de docentes da Unifesspa para oferta de vagas em componentes curriculares de cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento;
• Ofertar vagas em componentes curriculares à comunidade em geral durante o período regular de sua execução como curso de extensão;
• Possibilitar o uso de até 4 horas semanais em atividade de extensão aos docentes da Unifesspa que forem selecionados ao Junte-se;
• Certificar os inscritos em determinado curso de extensão com carga horária igual a do componente curricular.

Acesse aqui o projeto do PROGRAMA DE EXTENSÃO JUNTE-SE e conheça sua Coordenação.

Edição 2019.3 e 2019.4

A primeira edição do Junte-se foi regulamentada pelo Edital n° 14/2019 PROEX para selecionar propostas de oferta de componentes curriculares para os períodos 2019.3 e 2019.4. O programa recebeu 453 inscrições da comunidade em geral nos 27 cursos ofertados pelos professores da Unifesspa. E, como inicialmente a oferta foi de 182 vagas, os professores resolveram ampliar esse número, alcançando o total de 293 vagas para a comunidade em geral.

Confira aqui:
Oferta de componente curriculares pelos professores da Unifesspa
Lista de Selecionados da Comunidade em Geral